Jesus Exegese de 2 Crônicas 20:17 ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

Exegese de 2 Crônicas 20:17


Exegese de 2 Crônicas 20:17

e Etimologias Hebraicas


Hebraico: lo' lâkhem lehillâchêm bâzo'th hithyatsebhu `imdhuure'u 'eth-yeshu`ath YHWH `immâkhem yehudhâh viyrushâlaim 'al-tiyr'u ve'al-têchattu mâchâr tse'u liphnêyhem vayhvh `immâkhem

Português: “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”.


Sete Fatos Centrais de 2 Cr 20:17

 

1.     yhwh (O Senhor do Rei Josafá no País de Judá).

 

2.   O País de Judá (Reino do Sul no País de Israel) e a cidade sede da monarquia no país: Jerusalém – Sul do País de Israel.

 

3.   O Rei Josafá. Monarca do Reino de Judá. Um servo de Deus de grande reputação moral e espiritual diante do Senhor e do povo judeu – 2 Cr 17:3-6.

 

4.   O receio do Monarca Josafá em ver-se derrotado no dia seguinte.

 

5.    O Profeta Jaaziel (sujeito oculto) (um levita profeta em Jerusalém 2 Cr 20:14).

 

6.   Aviso da batalha Moabitas e Amonitas contra o exército do Reino de Judá. Uma batalha aparentemente favorável aos povos de Moabe e Amon. 2 Cr 20:1-3.

 

7.    Revelação de livramento do Senhor favorável ao Monarca Josafá.

 

Histórico

Josafá conhecia e amava a Deus. A Bíblia revela-o reto perante o Senhor. Certo dia, vieram até o rei alguns de seus servos e o avisaram que os filhos de Amon (o povo amonita) e os filhos de Moabe (o povo moabita), encontravam-se em marcha de guerra  contra o País de Judá, governado por Josafá. Palavras do mensageiro a Josofá: uma grande multidão vem contra ti.

 

A primeira reação do Monarca Josafá foi de medo, tremor. Ele tinha conhecimento que esses exércitos eram mais fortes  Sabia que os inimigos eram muito maiores do que ele. Sabia que, não tinha exército suficiente para lutar. Sabia que, humanamente, estava derrotado. Mas Josafá teve três atitudes frente ao seu medo:

 

A primeira atitude, foi de quem sabia de suas limitações, sabia que não poderia tomar nenhuma atitude por si mesmo, então ele se humilhou e “ se pôs a buscar o Senhor”. Ele não fugiu, ele não tentou se defender e nem mesmo se omitiu. Ele foi humilde perante o Senhor, derramou o seu coração e a sua angustia diante de Deus.

 

“...porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém nossos olhos estão postos em ti”. II Cr 20:12

 

A segunda atitude de Josafá foi “apregoou jejum em todo o Judá.” II Cr.20:3

 

Com Jejum, oração e clamor todo povo de Judá se pôs a buscar o Senhor derramando seus corações perante Deus e clamando por uma intervenção divina. “todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos”. II Cr 20:15

 

E Deus respondeu: “Não temais nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus...neste encontro, não tereis que pelejar; tomai posição, ficai parados  e vede o salvamento que o Senhor vos dará...não temais, nem vos assusteis”.


II Cr 20:15

Josafá então se prostrou com o rosto em terra e todo o povo se prostrou perante o Senhor e o adoraram.
A terceira atitude de Josafá: ordenou aos levitas que louvassem ao Senhor em alta voz, sobremaneira, ordenou cantores para o Senhor, que vestidos de ornamentos sagrados, marchassem á frente do exército e louvassem a Deus dizendo:  Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre.

 

Deus deu a vitória ao reino de Judá. 2° Crônicas nos conta que “tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente”. (20:24).

Josafá e o povo de Judá não lutaram, não pelejaram, não tiveram uma baixa sequer e o exército nem se moveu, eles apenas adoraram e cantaram louvores ao Senhor, enquanto o inimigo estava sendo destruído. Então, o exército de Amom e Moabe fora confundido pelo Senhor que lançou confusão entre eles e eles mesmos se destruíram (CRISTÃO EXEMPLAR NÃO DESTRÓI SEUS ADVERSÁRIOS – ELES DESTROEM-SE ENTRE ELES MESMOS – AUTO-DESTROEM-SE).
 
As armas de Josafá: Adoração e Louvor.

Primeiro Josafá buscou ao Senhor, em seguida, Josafá jejuou e, por fim adorou e louvou ao Senhor seu Deus. O grande resultado desta atitude foi a esmagadora vitória frente aos seus inimigos.
A experiência do rei Josafá é semelhante à experiência de Paulo e Silas naquela meia-noite em Filipos: Oração e louvores (ELES CANTAVAM LOUVORES E ORAVAM ‘À MEIA-NOITE’). Enquanto adoramos e cantamos LOUVORES (PRINCIPALMENTE EM NOITES FECHADAS), Deus age!!!
 
Etimologias Centrais

Hebraico: lo' lâkhem lehillâchêm bâzo'th hithyatsebhu `imdhuure'u 'eth-yeshu`ath YHWH `immâkhem yehudhâh viyrushâlaim 'al-tiyr'u ve'al-têchattu mâchâr tse'u liphnêyhem vayhvh `immâkhem

Português: “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”.

1.     Peleja (não tereis de pelejar). O Espírito Santo (em 2 Cr 20:17) usa o termo lâchAM para a palavra “pelejar”

Etimologia: “Entrar em combate na guerra”.

2.  Posição (tomai posição). Em 1º Sm 12:7 e 16. yatsabh significa “Colocar-se diante de Deus em dias de peleja”.

Peleja é combate ferrenho, é luta travada, é guerra com tiros para todos os lados.

3.   Salvamento (vede o salvamento). O Espírito do Senhor usa o termo hebraico: yeshu`ath. Etimologia: “Salvação com livramento sobrenatural, celestial e divina”.

 

OBS: O que significa dizer: Não trata-se de uma intervenção angelical em favor do crente, mas sim, uma intervenção do próprio Deus em favor do crente.


4.  Assustar (estar assustados). Em 2 Crônicas 32:7 YHWH usa o termo Be'al ao expressar: “não vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele”.

 

Etimologias:

 

·       Estar com medo daquilo apavora e espanta.

 

·       Estar apavorado e trêmulo.


Palavras do Espírito de Deus na boca do Profeta Jaaziel:

“Neste encontro (nesta guerra), não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”.

2 Cr 20:17

 

Jaaziel, em hebraico, yahazî´el = Deus vê

0 comentários:

Postar um comentário