Goel
“O vingador do
sangue”
A palavra redenção vem de:
Lutron (grego), preço de soltura, resgate, preço de resgate, 3
vezes. Lutroo (grego), resgatar, redimir, libertar pelo
pagamento de um preço, 3 vezes. Lurosis (grego),
Apolutrosis (grego), redenção, soltura, libertação. Palavras
hebraicas: padâh, resgatar, redimir; gaal,
redimir, agir como parente; goel, redentor.O
significado de redenção é libertar pagando um preço.Libertar da
escravidão ou de algum domínio sobre outrem.
Para os judeus a figura da
redenção é tida na libertação divina da escravidão no Egito como evento mais
notável do Velho Testamento. Essa redenção fora feita de duas maneiras: 1) por
meio do sangue do cordeiro (Ex 12.1-13); e 2) a libertação do poder do inimigo
(Ex 12.26,27; 13.13,14).
Para os gentios, o sentido é o
de libertar um escravo, cuja liberdade era paga (1Pe 1.18).A redenção trata da
morte de Cristo e o preço do resgate que Ele pagou para providenciar a
salvação.
A palavra
Agoradzo (grego) significa que redenção é um ato de comprar,
entrar no mercado e comprar. Isto é verificado pelo fato de Cristo ter entrado
no mercado do pecado e então comprou, pagando com o Seu próprio sangue (1Co
6.20; 7.23; 2Pe 2.1; Ap 5.9; 14.3,4).
No Velho Testamento verifica-se
que a redenção é obra do poder de Iahweh (Dt 15.15) ou de Seu amor (Sl
44.27).
De acordo com o costume
israelita, era possível para alguém ser redentor em causa própria (Lv 25.49).O
livro de Rute nos apresenta a figura do Goel, um parente
chegado que tinha o direito de redimir.
É mencionada a redenção nacional
do povo de Israel (Ex 6.6; 15.13; Sl 78.35; Jr 31.11; 50.33,34); bem como a
redenção individual (Ex 13.13-15; Nm 3.41; Jó 19.25); também é mencionada a
redenção de propriedade, nome e vida (Lv 25.25-34; Rt 4.4-6; 3.4; Mt 22.23-33;
Nm 35.12-34; Js 20.1-6).
O apóstolo Paulo nos ensina que
Cristo se tornou a nossa redenção (1Co 1.30). Diz que redenção mediante o sangue
de Cristo é a remissão dos pecados (Ef 1.7; Cl 1.14).
De acordo com os próprios
ensinos do apóstolo Paulo, Cristo é o agente da redenção (Rm
3.24), realizado por meio da encarnação (Jo
1.12-14).
No
passado:
A redenção é apresentado no
aspecto passado, pois o resgate já foi pago na Cruz por Cristo. A compra já fora
feita pelo sangue.
Paulo nos ensina que aquele que
confia no sangue de Cristo é redimido (Rm 3.24,25), com isso é libertado da
condenação, bem como da pena do pecado (Rm 8.1).
No
presente:
Há também o aspecto presente, no
qual o crente é libertado do poder do pecado (Rm 6.14), outro lugar no qual o
apóstolo Paulo nos ensina que recebemos a redenção da vida, ou libertação do
poder do pecado está em Tito 2.14.
No
futuro:
Por último, a redenção no
futuro, onde o corpo do crente é redimido, completando assim o o quadro da
redenção (Rm 8.23), isso acontecerá em (1Co 15.52; Fp 3.21).
Tomar novamente posse de uma
pessoa ou coisa, reaver pela compra, tornar a alcançar um direito, são atos que
a lei mosaica regula com muita particularidade. A redenção de terras e de casas
(Lv 25.23,24,29), de um israelita (Lv 25.48), e de uma propriedade votada ou
consagrada a Deus (Lv 27.9 a 27) acha-se claramente legalizada. Todavia, como a
pessoa que havia vendido a casa, ou a terra, ou a si próprio, poucas
probabilidades tinha de alcançar os meios de resgatar o que tinha sido alienado,
era assegurado aos seus parentes o direito da redenção (Lv 25.48,49). Deste modo
o hebraico ‘góel’ (‘resgatador’) veio a significar parente (Rt
2.20, etc.). Este ‘goel’ exercia o direito de ‘vingador
de sangue’ (Nm 35.19,21,27 - Dt 19.12). outra palavra hebraica é
empregada para significar a redenção do primogênito (Êx 13.13,15). No N.T. as
duas idéias que as palavras redenção e remir do A.T. sugerem, são compra (Gl
3.13 - 4.5, e Ap 5.9), e libertação (Lc 1.68 - 24.21 - Rm 3.24 - Ef 1.7 - Tt
2.14 - 1 Pe 1.18











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