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A Bíblia – A Igreja E a Mensagem Figurada


A Bíblia – A Igreja E a Mensagem Figurada

Verdade Prática

 

“Pela palavra de Deus figurada  os cristãos  são despertados

 

a estar cotidianamente em comunhão com Deus”.

Texto áureo

 

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” – Hb 11:1.

   Jó 39:27. Jr 49:16.

 

Assim como a águia, o cristão deve cultivar o hábito de manter-se nas alturas celestiais.

 

Mt 12:11.

 

Uma vez que a ovelha é um animal inclinado a cair em covas, buracos, cabe aos filhos de Deus manterem-se recolhidos e firmes no aprisco do Sumo-Pastor.

 

Mt 3:16. Ct 1:15.

 

O olhar dos filhos de Deus deve ser um olhar similar ao olhar da pomba: “puro”.

 

Jr 18:1-6.

 

O real cristão evangélico possui natureza de vaso procedente das mãos do Eterno Oleiro.

 

1 Co 3:9.

 

A Igreja de Jesus possui natureza dupla de lavoura e edifício divinos.

 

Ct 4:12a.

 

A Igreja do Senhor Jesus manifesta-se como “um jardim fechado”.

Ct 1:15-17.  Is 40:28-31. Jo 10:1-7.

   Ct 1:15-17

 

15.      Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.

 

16.      Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso.

 

17.      As traves da nossa casa são de cedro; as nossas varandas, de cipreste.

Is 40:28-31

 

28.      Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.

 

29.      Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

 

30.      Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão.

 

31.      Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

   João 10:1-7.

 

1.     Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

 

2.     Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

 

3.     A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

 

4.     E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

 

5.     Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

 

6.     Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.

 

7.     Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

 

Introdução

A Bíblia Sagrada revela-nos uma diversidade de elementos figurativos, os quais são disponibilizados por Deus a Seus filhos na terra, para que estes entendam de forma mais ampla e perfeita a vontade divina revelada na Palavra escrita, as Escrituras Sagradas. Esses elementos são teologicamente nominados de tipos, símbolos, metáforas, sombras, parábolas, alegorias, analogias, enigmas.

 

Portanto, uma variada manifestação de elementos móveis e imóveis, animais e não animais, é manifesta nas páginas sagradas para ilustrar não somente o crente e seus atos, mas diversos fatos e coisas sagrados dentro dos domínios da Nova Aliança. Dentre essa diversidade de elementos disponíveis a Deus para ensinar Seus filhinhos, encontramos a águia, o camêlo, a pomba, o martelo, a lavoura, a vinha, o vento, a chuva, o orvalho,  o azeite da santa unção, etc. etc.

   Teologia Figurativa

Tropologia é o termo grego que identifica uma das infindas manifestações da Palavra de Deus. As mensagens figurativas ou figuradas. O vocábulo tropologia, portanto, procede do grego transliterado tropología <τροπολογια> e significa: 'linguagem figurada'. Qualificações, isto é, significado etimológico do termo tropologia: “uso de linguagem figurada”.

   Testamento bíblico. Os elementos figurativos encontram-se espalhados por toda a Bíblia Sagrada: “Os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou” – Hb 8:5. O vocábulo “figurativo”, do latim figurativu, de forma generalizada, significa: “aquilo que manifesta-se como figura” – “coisas ou fatos representativos” – “acontecimento ou objeto simbólico”.

 

No grego transliterado, a palavra “figura”, especificamente em Atos 7:44, enquadra-se no termo grego tupon <τυπον>, que indica não somente a palavra figura, mas também pode ser usado para os termos “tipo” e “modelo”.

 

Observemos, pois, um simples exemplo bíblico de mensagem figurada:

 

   A Arca de Noé

 

Gn 6-7

Nos Capítulos 6-9 de Gênesis, 26 <vinte e seis> vezes encontramos o termo hebraico tẽbâ <transliterado> para indicar um barco imenso, retangular, no formato de uma caixa, na qual o Patriarca Noé, a sua família e mais os animais entraram para escapar das águas do grande dilúvio, manifestas como juízo divino diante dos contemporâneos de Noé.

 

No âmbito das mensagens figurativas, a Arca de Noé revela-nos não somente as duas naturezas da Igreja de Cristo Jesus dentro da Nova Aliança, mas também mostra-nos uma diversidade de riquezas ligadas à vida da Igreja.

   NOTA ESPECIAL: Deus liberou a Noé as dimensões exatas da arca, e instruções explícitas com relação à sua construção em todos os pormenores. A sabedoria humana não poderia ter concebido uma estrutura de tão grande resistência e durabilidade. Fora Deus que fizera a planta da mesma. Noé foi o construtor-chefe. A Arca foi construída semelhante ao casco de um navio, para que pudesse flutuar sobre a água; mas nalguns sentidos muito mais se parecia com uma casa. Tinha uma   altura de três andares, com apenas uma porta, que ficava ao lado. A luz entrava por cima, e os diversos compartimentos eram de tal maneira arranjados que todos eram iluminados.

   O material empregado na construção da arca foi o cipreste, ou madeira de Gofer, um material isento de apodrecimento durante centenas de anos. A edificação desta imensa arca foi uma operação lenta, trabalhosa. Devido ao grande tamanho das árvores, e a natureza da madeira, muito mais trabalho era então exigido do que hoje para preparar a madeira, mesmo com a força maior que possuíam os homens. Tudo o que o homem podia fazer, se fazia, para tornar perfeito o trabalho; contudo, a arca não podia por si ter resistido à tempestade que deveria sobrevir à Terra. Unicamente Deus podia preservar Seus servos das águas tempestuosas.

 

   A Arca: Uma Embarcação Salvífica

No que tange à manifestação da Arca de Noé como elemento de salvação da primeira civilização humana, representada em Noé e sua família, essa arca aponta para a Igreja de Jesus no aspecto invisível, quando identifica-se como “O Corpo de Cristo” – Ef 1:20-23. A Igreja do Senhor Jesus, nesses momentos de crises, distúrbios, atos pecaminosos sem precedentes na história, os quais antecedem os juízos divinos da Grande Tribulação, exatamente face à tragédia de Adão, é o grande recurso divino condutor de vidas aos tabernáculos eternos. Mt 16:18. I Tm 3:15. Mt 24:36-39. Lc 17:26-27. A Igreja de Jesus Cristo manifesta-se simultaneamente como “edifício e lavoura de Deus na terra” – I Co 3:9; “família de Deus em plena terra” – Ef 3:14-15; “a imagem do próprio Filho Unigênito de Deus” – Rm 8:29. O amado leitor conhece esses aspectos da Igreja?

   Conheçamos outros!!!!!!

 

·  Jardim fechado: Ct.2:1.

 

·  A Rosa de Sarom: Ct. 4:12a.

 

·  Virgem prudente: Mt.25:1-10.

 

·  Rebanho das ovelhas de Cristo: Jo 10:1-14.

 

·  Casa espiritual edificada com pedras vivas: 1 Pd.2:5ab.

 

·  Sacerdócio santo: 1 Pd.2:5c.

 

·  A Geração eleita: 1 Pd.2:9a.

   ·  O Sacerdócio real: 1 Pd.2:9b.

 

·  A Nação santa: 1 Pd.2:9c.

 

·  O Povo adquirido: 1 Pd.2:9d.

 

·  Povo de Deus: 1 Pd.2:10.

·  Peregrinos: 1 Pd.2:11 [parte inicial].

 

·  Forasteiros: 1 Pd.2:11c.

 

·  O Rebanho de Deus: 1 Pd.5:2.

 

·  A Esposa do Cordeiro [na eternidade]: Ap.19:7-8.

 

·  A Noiva: Ap.22:17.

 

·  A Universal Assembléia: Hb.12:23a.

 

·  Igreja dos Primogênitos: Hb.12:23b.

Conforme percebemos acima, o mundo das mensagens figurativas abrange um espaço bíblico infinito no que refere-se a elementos disponíveis para uso do Espírito Santo. Paulo, abordando as riquezas divinas, assombrou-se e disse: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Porque Dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” – Rm 11:33 e 36. 

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