A Bíblia –
A Igreja E a Mensagem Figurada
Verdade
Prática
“Pela
palavra de Deus figurada os
cristãos são despertados
a estar
cotidianamente em comunhão com Deus”.
Texto áureo
“Havendo
Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” – Hb 11:1.
Jó 39:27. Jr 49:16.
Assim como
a águia, o cristão deve cultivar o hábito de manter-se nas alturas celestiais.
Mt 12:11.
Uma vez que
a ovelha é um animal inclinado a cair em covas, buracos, cabe aos filhos de
Deus manterem-se recolhidos e firmes no aprisco do Sumo-Pastor.
Mt 3:16. Ct
1:15.
O olhar dos
filhos de Deus deve ser um olhar similar ao olhar da pomba: “puro”.
Jr 18:1-6.
O real
cristão evangélico possui natureza de vaso procedente das mãos do Eterno
Oleiro.
1 Co 3:9.
A Igreja de
Jesus possui natureza dupla de lavoura e edifício divinos.
Ct 4:12a.
A Igreja do
Senhor Jesus manifesta-se como “um jardim fechado”.
Ct
1:15-17. Is 40:28-31. Jo 10:1-7.
Ct 1:15-17
15. Eis que és formosa, ó amiga minha, eis
que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.
16. Eis que és gentil e agradável, ó amado
meu; o nosso leito é viçoso.
17. As traves da nossa casa são de cedro; as
nossas varandas, de cipreste.
Is 40:28-31
28. Não sabes, não ouviste que o eterno Deus,
o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há
esquadrinhação do seu entendimento.
29. Dá força ao cansado e multiplica as
forças ao que não tem nenhum vigor.
30. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e
os mancebos certamente cairão.
31. Mas os que esperam no Senhor renovarão as
suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão;
caminharão e não se fatigarão.
João 10:1-7.
1. Na verdade, na verdade vos digo que aquele
que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é
ladrão e salteador.
2. Aquele, porém, que entra pela porta é o
pastor das ovelhas.
3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem
a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4. E, quando tira para fora as suas ovelhas,
vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5. Mas de modo nenhum seguirão o estranho,
antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles
não entenderam o que era que lhes dizia.
7. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em
verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Introdução
A Bíblia
Sagrada revela-nos uma diversidade de elementos figurativos, os quais são
disponibilizados por Deus a Seus filhos na terra, para que estes entendam de
forma mais ampla e perfeita a vontade divina revelada na Palavra escrita, as
Escrituras Sagradas. Esses elementos são teologicamente nominados de tipos,
símbolos, metáforas, sombras, parábolas, alegorias, analogias, enigmas.
Portanto,
uma variada manifestação de elementos móveis e imóveis, animais e não animais,
é manifesta nas páginas sagradas para ilustrar não somente o crente e seus
atos, mas diversos fatos e coisas sagrados dentro dos domínios da Nova Aliança.
Dentre essa diversidade de elementos disponíveis a Deus para ensinar Seus
filhinhos, encontramos a águia, o camêlo, a pomba, o martelo, a lavoura, a
vinha, o vento, a chuva, o orvalho, o
azeite da santa unção, etc. etc.
Teologia Figurativa
Tropologia
é o termo grego que identifica uma das infindas manifestações da Palavra de
Deus. As mensagens figurativas ou figuradas. O vocábulo tropologia, portanto,
procede do grego transliterado tropología <τροπολογια> e significa:
'linguagem figurada'. Qualificações, isto é, significado etimológico do termo
tropologia: “uso de linguagem figurada”.
Testamento bíblico. Os elementos figurativos
encontram-se espalhados por toda a Bíblia Sagrada: “Os quais servem de exemplar
e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já
para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo
que, no monte, se te mostrou” – Hb 8:5. O vocábulo “figurativo”, do latim figurativu,
de forma generalizada, significa: “aquilo que manifesta-se como figura” –
“coisas ou fatos representativos” – “acontecimento ou objeto simbólico”.
No grego
transliterado, a palavra “figura”, especificamente em Atos 7:44, enquadra-se no
termo grego tupon <τυπον>, que indica não somente a palavra figura, mas
também pode ser usado para os termos “tipo” e “modelo”.
Observemos,
pois, um simples exemplo bíblico de mensagem figurada:
A Arca de Noé
Gn 6-7
Nos
Capítulos 6-9 de Gênesis, 26 <vinte e seis> vezes encontramos o termo
hebraico tẽbâ <transliterado> para indicar um barco imenso, retangular,
no formato de uma caixa, na qual o Patriarca Noé, a sua família e mais os
animais entraram para escapar das águas do grande dilúvio, manifestas como
juízo divino diante dos contemporâneos de Noé.
No âmbito das
mensagens figurativas, a Arca de Noé revela-nos não somente as duas naturezas
da Igreja de Cristo Jesus dentro da Nova Aliança, mas também mostra-nos uma
diversidade de riquezas ligadas à vida da Igreja.
NOTA ESPECIAL: Deus liberou a Noé as
dimensões exatas da arca, e instruções explícitas com relação à sua construção
em todos os pormenores. A sabedoria humana não poderia ter concebido uma
estrutura de tão grande resistência e durabilidade. Fora Deus que fizera a
planta da mesma. Noé foi o construtor-chefe. A Arca foi construída semelhante
ao casco de um navio, para que pudesse flutuar sobre a água; mas nalguns
sentidos muito mais se parecia com uma casa. Tinha uma altura de três andares, com apenas uma
porta, que ficava ao lado. A luz entrava por cima, e os diversos compartimentos
eram de tal maneira arranjados que todos eram iluminados.
O material empregado na construção da arca
foi o cipreste, ou madeira de Gofer, um material isento de apodrecimento
durante centenas de anos. A edificação desta imensa arca foi uma operação
lenta, trabalhosa. Devido ao grande tamanho das árvores, e a natureza da
madeira, muito mais trabalho era então exigido do que hoje para preparar a
madeira, mesmo com a força maior que possuíam os homens. Tudo o que o homem
podia fazer, se fazia, para tornar perfeito o trabalho; contudo, a arca não
podia por si ter resistido à tempestade que deveria sobrevir à Terra.
Unicamente Deus podia preservar Seus servos das águas tempestuosas.
A Arca: Uma Embarcação Salvífica
No que
tange à manifestação da Arca de Noé como elemento de salvação da primeira
civilização humana, representada em Noé e sua família, essa arca aponta para a
Igreja de Jesus no aspecto invisível, quando identifica-se como “O Corpo de
Cristo” – Ef 1:20-23. A
Igreja do Senhor Jesus, nesses momentos de crises, distúrbios, atos pecaminosos
sem precedentes na história, os quais antecedem os juízos divinos da Grande
Tribulação, exatamente face à tragédia de Adão, é o grande recurso divino
condutor de vidas aos tabernáculos eternos. Mt 16:18. I Tm 3:15. Mt 24:36-39.
Lc 17:26-27. A
Igreja de Jesus Cristo manifesta-se simultaneamente como “edifício e lavoura de
Deus na terra” – I Co 3:9; “família de Deus em plena terra” – Ef 3:14-15; “a
imagem do próprio Filho Unigênito de Deus” – Rm 8:29. O amado leitor conhece
esses aspectos da Igreja?
Conheçamos outros!!!!!!
· Jardim fechado: Ct.2:1.
· A Rosa de Sarom: Ct. 4:12a.
· Virgem prudente: Mt.25:1-10.
· Rebanho das ovelhas de Cristo: Jo 10:1-14.
· Casa espiritual edificada com pedras vivas: 1
Pd.2:5ab.
· Sacerdócio santo: 1 Pd.2:5c.
· A Geração eleita: 1 Pd.2:9a.
· O
Sacerdócio real: 1 Pd.2:9b.
· A Nação santa: 1 Pd.2:9c.
· O Povo adquirido: 1 Pd.2:9d.
· Povo de Deus: 1 Pd.2:10.
· Peregrinos: 1 Pd.2:11 [parte inicial].
· Forasteiros: 1 Pd.2:11c.
· O Rebanho de Deus: 1 Pd.5:2.
· A Esposa do Cordeiro [na eternidade]:
Ap.19:7-8.
· A Noiva: Ap.22:17.
· A Universal Assembléia: Hb.12:23a.
· Igreja dos Primogênitos: Hb.12:23b.
Conforme
percebemos acima, o mundo das mensagens figurativas abrange um espaço bíblico
infinito no que refere-se a elementos disponíveis para uso do Espírito Santo.
Paulo, abordando as riquezas divinas, assombrou-se e disse: “Ó profundidade das
riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Porque Dele, e por ele, e
para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” – Rm
11:33 e 36.
0 comentários:
Postar um comentário