Jesus A Conversão de Lídia ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

A Conversão de Lídia

A Conversão de Lídia
 Atos 16.11-15

Introdução

Em sua primeira viagem missionária Paulo tencionava ir à Bitínia, mas o Espírito não lhe permitiu e o conduziu à Macedônia, onde uma mulher, chamada Lídia, deu origem à implantação de igrejas na Europa. Deus honrou as orações dos seus servos à beira do rio em Filipos (v.13). Paulo não encontrou o varão macedônio que lhe aparecera na visão (v.9), mas não duvidou da direção do Espírito Santo. Vejamos quem era Lídia!

I.          Uma Mulher Diligente

1.         Uma comerciante (v.14). Vendedora de púrpura (tinta para tingir tecidos) e fazendas em geral; era natural de Tiatira,na Ásia Menor. O comércio é uma grande tentação para esquecer-se de Deus.

2.         Uma mulher piedosa. "Servia a Deus" (v.15). Certamente ia às sinagogas, onde os judeus adoravam a Deus, aprendiam as Santas Escrituras e encontravam consolação. As sinagogas surgiram antes de Cristo e só se fundava uma com 10

' pessoas. Onde houver duas ou três pessoas reunidas em nome de Jesus, Ele está presente (Mt 18.20).

3.         Dada à adoração. Buscava primeiro o reino de Deus (Mt 6.33). Sacrificava os interesses financeiros: fechava sua loja no sábado para ir ao culto na sinagoga. Estava longe da sua terra, mas não perdia os cultos.

II.        Uma Bênção para o Evangelho

1.         Iluminada por Deus. "O Senhor lhe abriu o coração" (v. 14; Lc 24.31,32,45). Havia outras mulheres ali, mas só Lídia ficou atenta à pregação de Paulo. Devemos ficar sempre atentos às mensagens pregadas nos cultos.

2.         Convertida (v.15). Prova da conversão? O batismo! Recebeu de coração os ensinos de Paulo (cf. 1 Co 2.1-5) e foi logo batizada, ela e sua família.

3.         Hospitaleira (v.15). Paulo e seus companheiros não haviam sido bem recebidos em Filipos, mas Lídia os convidava para irem a sua casa. Foi um convite de coração: "constrangeu-nos". Cremos que ali nasceu a igreja dos filipenses, que tantas alegrias deu a Paulo (Fp 1.1-5).

Conclusão
A conversão de Lídia foi a porta que Deus abriu para o Evangelho na Macedônia. Deus usou uma mulher, comerciante, para ser uma bênção para a Europa. Queres ser uma bênção? Aceita a Icsus, agora!

0 comentários:

Postar um comentário