A Conversão dos Samaritanos
Atos 8.1-24
Introdução
A morte de Estêvão foi a ignição que acendeu o estopim da dinamite que derrubou as fortalezas de Satanás em Samaria.
1. Por que Filipe Pregou em Samaria?
1. Os discípulos queriam permanecer em Jerusalém. Depressa esqueceram o Ide de Jesus (At 1.8). Também queremos ficar em Jerusalém (nossa igreja cheia de crentes, e não cumprir o IDE). Deus está vendo hoje a miséria espiritual de
"Samaria" (o mundo perdido), e exige de nós a obediência ao IDE. O Cristo, ajuda-nos a levar a mensagem da cruz!
?. A perseguição à igreja contribuiu para que o Evangelho transpusesse fronteiras e chegasse até nós (Rm 8.28). O que
estamos esperando para levar o Evangelho ao mundo? Outra perseguição?
II. O que Filipe Pregou em Samaria?
1. O Evangelho de salvação. Fez descer fogo dos céus, como Elias, ou como queriam Tiago e João? (1 Rs 1.10-12; Lc 9.51-55). Não! O fogo que desceu ali foi o do Espírito Santo. Os judeus não se comunicavam com samaritanos! Mas Filipe e os crentes, sim.
2. O Evangelho de poder. Os sinais e prodígios foram de modo tal que até Simão, um mágico, "converteu-se". Filipe não duvidou de Simão e até o batizou (v.9). Mais tarde, Pedro repreendeu duramente o mago "convertido", que quis comprar os dons do Espírito Santo (vv.18-23). Hoje também muitos querem negociar com os dons de Deus, visando lucros e fama. Que Deus nos guarde desse pecado!
3. A mensagem de Cristo (v.5). Pregação que não prega Cristo como Senhor e Salvador não é inspirada por Deus, nem leva alguém a salvação. O espiritismo e o catolicismo também têm sua pregação. São como planetas que se desviaram da rota do Sol.
III. Resultados da Pregação de Filipe
1. As multidões prestavam atenção ao que ele falava, pois viam os sinais e prodígios que ele fazia em nome de Jesus (v.6).
2. Simão, o mágico, ficou atônito com o que via (vv.9-13). Homens e mulheres creram na pregação e foram batizados (v.12). Pedro e João impuseram as mãos sobre os que se converteram e todos foram batizados no Espírito Santo (v.17).
Conclusão
Quando o Evangelho é pregado na unção do Espírito Santo, milagres e prodígios acontecem naturalmente. Não é preciso que se invente "curas", nem "milagres", como Simão.
0 comentários:
Postar um comentário