A Ovelha Perdida
Lucas 15.1-7
Introdução
Escribas e os fariseus murmuravam contra Jesus, por receber os pecadores e comer com eles, e Ele aproveitou a oportunidade para contar-lhes esta parábola, a fim de ilustrar seu interesse em salvar o pecador.
I. Uma Descoberta Penosa
1. Perdera uma ovelha (v.4). O pastor amoroso possuía cem ovelhas e as cuidava com dedicação, mas uma se perdera.
O que representa essa ovelha? O mundo inteiro? Israel? Um pecador apenas? Não importa, Cristo veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10).
2. Deixou as 99 no aprisco. Deu pela falta de uma e, angustiado, saiu pelos montes a sua procura. Este é o dever do pastor: buscar a ovelha ausente e juntá-la às noventa e nove no redil, antes que morra!
II. Buscou-a com Perseverança
1. "Até achá-la" (v.4). Foi perseverante, não descansou até achá-la. Buscou-a por amor, ou por causa do valor que ela representava? Que o Senhor nos guarde de sermos mercenários.
2. Buscou-a com amor. Seu amor à ovelha perdida o levou a arriscar sua vida para achá-la. És uma ovelha perdida? Deus to ama e enviou seu Filho para morrer na cruz, para salvar-le (|n 3.16).
III. A Alegria do Pastor
1. "E, achando-a, a põe sobre seus ombros, alegre" (v.5). Que momento glorioso para o pastor. Achou sua ovelha que se perdera! Não usou o cajado para quebrar-lhe a perna. Não a repreendeu, nem a censurou. Levantou-a com carinho e a pôs sobre os ombros, depois de pensar-lhe as feridas.
2. De volta ao aprisco. Que alegria para a ovelha. Antes perdida, sem esperança; agora, em segurança, nos ombros do seu pastor. Quantas ovelhas há desgarradas, andando de aprisco em aprisco, em busca de um pastor... És uma dessas? Descansa nos braços de Jesus (Mt 11.28-30)!
IV. Jesus É o Bom Pastor
1. "Dou a minha vida pelas ovelhas" 0° 10.15). Não há maior amor do que este. Já provaste este amor?
2. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz... e me seguem" Qo
10.27). Ouves a voz de Jesus a chamar-te? Vem, e segue-o!
3. "Dou-lhes a vida eterpa" (Jo 10.28). Crê em Jesus, e jamais perecerás!
Conclusão
Cristo deu sua vida por nós no Calvário (Jo 12,32). Ele te busca agora, não ouves o seu passo e sua voz? Aceita a Jesus!
0 comentários:
Postar um comentário