Jesus Caráter de Jó, um Crente Exemplar ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

Caráter de Jó, um Crente Exemplar

Caráter de Jó, um Crente Exemplar
 Jó 1.1-10
Introdução

livro de Jó é o mais antigo da Bíblia. Ele revela como as forças das trevas pelejam contra o justo. Mostra a fidelidade e a paci-' ônoia de Jó em aceitar todo o sofrimento com que Deus o provou.

I.          Os Personagens do Drama de Jó

1.         Jó, o fiel servo de Deus (v.l);

2.         Satanás, o adversário de Jó (vv.8-11);

3.         Elifaz, Bildade e Zofar: os três amigos de Jó;

4.         Eliú, o jovem conselheiro (Jó 32-37);

5.         Deus, o Justo Juiz de todos.

II.        Quem Era Jó?

1.         Um homem justo e temente a Deus (w. 1,8). Jó obteve o testemunho favorável de Deus diante da acusação de Satanás. Quantos de nós podem ter testemunho igual? O que Deus tem a dizer de nós?

2.         Jó desviava-se do mal (v.8). Era integro, andava reto diante de Deus. O fardo de Satanás encurva a humanidade. A mulher encurvada não podia endireitar-se (Lc 13.11). O mundo curvado pelo pecado não pode endireitar-se, nem andar em santidade (Hb 12.14).

3.         Um homem muito rico (v.3). Sua riqueza não o impedia de servir a Deus. Todo rico é bom? Todo rico é mau? Se o homem reto perder toda a sua riqueza permanecerá reto? Jó permaneceu fiel a Deus (Jó 2.1-10). O crente mundano não permanece fiel diante da fome, da perseguição e dos sofrimentos.
4.         Um homem sábio (v.4,5). Não proibiu seus filhos de fazerem festas, nem de participar delas, mas orava por eles. Deus quer que a família seja alegre, sadia e santa. Ser crente não é andar triste e ser inimigo de festas (Jo 2.1-11; 7.37).

5.         Um homem marcado (vv.8-11). Todo crente é marcado: 1) Por Satanás, que com ciúme e inveja quer destruí-lo; 2) Por Deus, que o protege com amor (Ez 9.1-4,11; Jo 11.5) e segurança (Jo 10.28; Rm 8.31).

6.         Um homem amparado por Deus (v.10). 1) Ele mesmo; 2) Sua casa; 3) Seus bens (SI 34.7). Não vemos os anjos de Deus que nos protegem, mas Satanás os vê e não nos toca (1 Jo

5.18). Ele não triunfa em suas acusações contra nós. Cristo é o nosso advogado (Rm 8.31-39; 1 Jo 2.5).

7.         Um homem vitorioso (Jó 42.10-17). Jó perseverou fiel em oração e Deus mudou seus sofrimentos em alegria. Ele faz assim com os fiéis!

Conclusão

Jó sofreu as afrontas de sua esposa, dos falsos amigos e de Satanás, mas na sua fideüdade a Deus foi vitorioso. Sigamos seu exemplo!

0 comentários:

Postar um comentário