Jesus Zaqueu: o Publicano ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

Zaqueu: o Publicano

Zaqueu: o Publicano
Lucas 19.1-10
Introdução
Jericó havia sido destruída por Josué na conquista de Canaã. Distava cerca de 24 quilômetros de Jerusalém. No hebraico significa "cidade de fragrâncias" ou "cidade de palmeiras". Foi quando saía dessa cidade que Jesus encontrou-se com Zaqueu, um cobrador de impostos.

I. O Perfil de Zaqueu

A convicção do pecado é obra do Espírito Santo (J° 16.7-11). Zaqueu reconheceu-se pecador e foi salvo.

1.         Era chefe dos publicanos. Os publicanos, embora judeus, eram cobradores de impostos para o Império Romano, e, por isso, considerados traidores. Mas Jesus foi ao encontro de Zaqueu: "O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (v.10).

2.         Fra persistente. A multidão era grande; e ele, odiado por todos. Não pôde chegar até Jesus, mas subiu em uma fi-
gueira para vê-lo. O caminho para Cristo é cheio de impedimentos: os prazeres, os amigos e a família...

3.         Esperava o reino dos céus em Jerusalém (v.ll). Por isso convidou Jesus para pousar em sua casa. O Rei de Israel hospedado por um inimigo do povo? (v.7) Mas Jesus via apenas um pecador que precisava ser salvo (v.5).

4.         Era rico (v.2). A riqueza não o impediu ver Jesus: sua estatura sim. Mas ele superou esta dificuldade. Para o moço rico, a riqueza foi um obstáculo enorme (Lc 18.18-25). Ele se julgava bom, perdeu-se por causa da riqueza. Zaqueu, considerado mau, foi salvo (w.8,9). As riquezas podem "cegar" a razão do homem. Salvação não é uma questão de posição entre os homens, mas diante de Deus.

II.        Os Passos de Zaqueu para Ser Salvo

1.         Foi ao encontro de Jesus. Provavelmente ouviu falar de Jesus (15.2). Com forte desejo de conhecer Jesus, subiu numa figueira. Era de pequena estatura.

2.         Enfrentou os empurrões da "multidão" (v.3). Havia tantos ali que não se salvaram, mas Zaqueu sim!

3.         Recebeu Jesus no coração e em sua casa. Jesus quebrou as cadeias do amor às riquezas (v.8). O amor de Cristo venceu o amor ao dinheiro roubado. Por isso, Cristo disse o que nenhum escriba ou fariseu queria ouvir: "Este é filho de Abraão" (v.9;Jo 1.12; 8.39).

Conclusão
Se queres ser salvo, "desce" do teu orgulho, da justiça própria e diz: "Sou pecador"! Recebe, hoje, Jesus no leu coração e serás salvo!

0 comentários:

Postar um comentário