Jesus O Lenço dobrado ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

O Lenço dobrado

O Lenço dobrado

Por que Jesus preocupou-se em dobrar o lenço que cobria sua cabeça após sua ressurreição?

A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. (João 20:7)

Quando Simão Pedro chegou e entrou no sepulcro, ele notou os lençóis ali deixados, e percebeu que o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.



"E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte." Jo 20.7



Nas versões mais novas da tradução de João Ferreira de Almeida, como a NVI por exemplo, no lugar da palavra sublinhada aparece o termo "dobrado" isso porque o "enrolado" nesta passagem tem o sentido de "arrumado".

Foi usado o termo "enrolado", para diferenciar aquele lenço dos lençóis que foram deixados no chão.

O detalhe que quase passa desapercebido é que o Senhor Jesus está deixando uma mensagem para os judeus e para o povo de Deus em geral.

Pois naquela época havia um costume entre os servos (escravos) que os judeus conheciam muito bem.

Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.

Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado significava que o seu Amo terminou a refeição.

Porém, se o Amo se levantasse antes de terminar, ele deixaria o lenço dobrado ao lado do prato,
o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"

O Senhor Jesus está deixando para os judeus a mensagem para que não toquem em nada, pois Ele vai voltar.

Na noite em que Jesus foi traído, Ele ceou com os discípulos e a Palavra afirma em Ap 19.7,8 que ao se reunir com a Igreja no céu, Ele ceará com os crentes. Como se aquela refeição não tivesse terminado.

O interessante foi Ele mesmo dizer na ocasião da ceia:

"Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;

Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus."


Lucas 22:15-18

Isto é importante? Isto é significante? Conclua você mesmo...

Uma das tradições judaicas daquela época era com relação à questão do lenço dobrado: uma relação entre servo e Amo. Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, a mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a sua refeição. O Servo não se atreveria de forma alguma nunca tocar a mesa antes que o Amo houvesse terminado a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos e sua boca e jogaria o lenço embolado sobre a mesa, confirmando que "Eu terminei de tomar minha refeição"...

Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer "Aguarde... estarei retornando!"

Jesus em pessoa está voltando! E o recado nos foi dado claramente...