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Venha o Teu reino

Venha o Teu reino
 
Nós precisamos de uma nova visão sobre o Rei compassivo. Precisamos entender a natureza do seu reino. Jesus ensinou seus discípulos a orar: "Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." O que é o reino de Deus? Ha três tempos no reino de Deus. O primeiro é o tempo passado; é o reino histórico. João Batista pregou: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" (Mat. 3:2). O reino estava chegando, porque Jesus estava para ser introduzido ao mundo. E ele estabeleceria o reino de Deus nos corações dos homens e mulheres.
O segundo tempo do reino de Deus é o tempo presente. Deus não mudou. Ele ainda esta construindo o seu reino na terra, nos corações das pessoas. Ele ama o mundo. Uma das expressões mais profundas encontradas na Bíblia e a expressão "de tal maneira." João 3:16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira" (destaque acrescentado). A expressão "de tal maneira" mostra a intensidade do amor de Deus por uma humanidade rebelde. Precisamos entender quão intensamente Deus ama as pessoas. Ele quer estabelecer o seu domínio nos corações das pessoas.
O que quis Jesus dizer quando se expressou, "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"? A Bíblia declara claramente a vontade de Deus. Ela diz que "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se" (II Pedro 3:ç). Quando alguém ora pedindo que Deus mostre a sua vontade e o seu reino, está, na essência, orando pela mesma coisa. Ele esta orando para que Jesus domine os corações dos homens e mulheres.
O terceiro tempo do reino de Deus é o futuro. O reino de Deus culminara com a segunda vinda do Rei. Jesus vira outra vez. Precisamos nos preparar e orar pela sua vinda. Quando nós oramos pela vinda do seu reino, estamos essencialmente orando por duas coisas. Oramos pelo domínio de Deus nos corações dos homens e mulheres e pela volta de Cristo.
A essência da expressão "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" é a oração intercessória. Toda oração é uma resposta à natureza e caráter de Deus. Intercessão é uma resposta à compassiva soberania de Jesus. É orar para que homens e mulheres venham a conhecer o domínio de Jesus em suas vidas.
A oração intercessória é um trabalho difícil. Envolve comunhão com o Rei e compaixão pelas multidões. É compreender a paixão de Cristo pelas almas. É esperar que Deus nos capacite com poder do alto, a fim de que possamos conduzir essas almas ao reino.
Aqueles que têm sido mais úteis na colheita de almas, são também homens e mulheres de oração intercessória. Eles clamam ao Senhor pelas multidões. Eles não confiam em si próprios para construírem o reino de Deus; eles vivem em absoluta dependência de Deus.
David Brainerd foi um desses homens. Tem sido dito que Brainerd orava nas florestas até que a neve se derretesse debaixo de seus pés. Mesmo assim, Brainerd viveu menos de trinta anos. De 1743 a 1747 , ele se esforçou para alcançar os índios da América para Cristo. Ele lutava constantemente em oração pelas multidões. Sua curta vida foi um impacto para todo o mundo cristão. A. J. Gordon disse a respeito de Brainerd: "Esse homem orava secretamente nas florestas. Um pouco mais tarde, William Carey leu sobre a sua vida e, impulsionado pela leitura, foi a Índia. Payson, ainda jovem, com pouco mais de vinte anos, após ter feito a mesma leitura, disse que nunca ficou tão impressionado com qualquer coisa em sua vida, como com a história de Brainerd. Murray McCheyne disse que ele, de igual modo, ficou impressionado com aquela leitura."
Brainerd morreu na casa de Jonathan Edwards, que foi poderosamente usado por Deus no primeiro Grande Despertamento na América. Sobre Brainerd, Edwards falou: "Eu louvo a Deus porque foi por sua providência que ele morreu em minha casa, para que eu pudesse ouvir suas orações, testemunhar sua consagração e ser inspirado pelo seu exemplo."
George Whitefield foi poderosamente usado por Deus durante o mesmo período de tempo que Brainerd. Os métodos de Whitefield eram incomuns. por causa da sua responsabilidade pelas multidões. Ele não limitava as suas pregações às quatro paredes do templo. Ele foi o primeiro de sua geração a trazer a mensagem de Cristo às massas. De dez a vinte mil se reuniam regularmente para ouvir a sua mensagem. Alguns historiadores estimam que, em algumas ocasiões, multidões de cinqüenta mil pessoas se reuniram para ouvi-lo. Ele foi um poderoso instrumento de Deus durante o primeiro Grande Desperta- mento. Qual era o segredo de Whitefield? Ele orava três vezes; pela manhã, ao meio-dia e à noite. Ele sacudiu a América e a Inglaterra para Cristo com suas oracões.
Cem anos mais tarde, Deus levantou outro homem para sacudir o mundo de língua inglesa para a sua glória. Ele era um vendedor de sapatos de Chicago e seu nome era Dwight L. Moody. A responsabilidade que Moody sentia diante do reino de Deus começou voltada para as crianças, tirando-as das ruas de Chicago, através das classes da Escola Biblica Dominical. Alguns dos seus primei- ros convertidos foram "Madden, the Butcher (Madden o Açougueiro), Red Eye (Olho Vermelho), Rag-Breeches (Calças-Rasgadas), Cadet (Cadete), Black Stove Pipe (Cano Preto de Fogão), Old Man (Velho), Darby, the Cobbler (Darby, o Sapateiro), lackey Candles (lackey Velas), Smikes, Butcher Lilray (Açougueiro Lilray), Greenhom (Chifre Verde), Indian (Índio) e Gilberic."
Moody sentiu o coração do Rei compassivo e começou a alcançar aqueles com quem ninguém mais se preocupava. Sua Escola Dominical com as crianças da rua cresceu tanto que o presidente eleito, Abraão Lincoln, foi um dia visitá-la. Mas, o coração de Moody desejava muito mais que uma classe de Escola Dominical. Deus inspirou o seu coração para construir o seu reino na Inglaterra também.
Num auditório em Glasgow, Moody pregou para uma multidão de, aproximadamente, 5O.OOO pessoas. Em pregou para mais de 2.500.000 pessoas. Ele pregou em "Camberwell Hall, sessenta reuniões, 480.000 pessoas assistiram; Victoria Hall, quarenta e cinco reuniões, 400.000; Royal Haymaker Opera House, sessenta reuniões, 330.000; Bow Road Hall, sessenta reuniões, 600.000; e Agricultural Hall, sessenta reuniões, com 720.000 assistentes."
O coração de Moody se quebrantava por aqueles que não conheciam a Jesus. O que aconteceria nas igrejas, hoje, se os professores da Escola Dominical tivessem a mesma responsabilidade de D. L. Moody? Quem, nesta geração, choraria pelos grupos ainda não alcançados, como fez Brainerd pelos índios? Quem preparara novos caminhos para alcançar as multidões, como fez Whitefield, duzentos anos atrás? A Bíblia diz: "E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei" (Ez. 22:3O). Encontrará Deus um homem ou mulher que se coloque na brecha perante ele, nesta geração?

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