Jesus A Salvação Eterna Alcançada pelos Crentes da Velha Aliança ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

A Salvação Eterna Alcançada pelos Crentes da Velha Aliança


A Salvação Eterna Alcançada pelos Crentes da Velha Aliança

 

1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

 

2 Porque ‘por ela os antigos alcançaram testemunho’ (testemunho de santos, santidade, santificação, fidelidade, obediência).

 

11:2 εν ταυτη γαρ εμαρτυρηθησαν οι πρεσβυτεροι

   13 ‘Todos estes morreram na fé’, sem terem recebido as promessas (isto é, não viram os dias de Jesus e Seu Evangelho – uma promessa que vem desde Gn 3:15); ‘mas  vendo-as de longe’ (isto é, mesmo sem a menor pista da vinda de Jesus à terra, acreditaram na palavra profética pertinente à Nova Aliança edificada pelo Filho de YHWH e administrada pelo Espírito Santo), e ‘crendo-as e abraçando-as’ (isto é, tomaram posse das bênçãos da Nova Aliança estando em pleno Velho Testamento), confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

 

ESTRANGEIROS: reconheceram que não eram terrestres, isto é, nada tinham a ver com o planeta terra.

 

PEREGRINOS: admitiram que, na terra, estavam apenas de passagem. Viam a si mesmos como cidadãos do Céu na terra. Sl 24:3-5

 

14 Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. ISTO É, o comportamento verbal e pessoal dos heróis da fé claramente revelou que eles viveram sempre em busca de uma pátria. Uma pátria sobrenatural.

 

15 E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. ISTO É, se esses heróis da fé tivessem certeza de que a pátria por eles aguarda fosse o lugar de onde eles haviam saído, certamente, poderiam ter dado as costas à visão da cidade eterna, retornando à pátria terrestre, a antiga, a natural.

 

   16 Mas ‘agora desejam uma melhor’, isto é, a celestial. Pelo que ‘também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade’ (a Nova Jerusalém – Jerusalém Celestial).


   39 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, ‘não alcançaram a promessa’ (isto é, não viram a obra salvífica de Jesus e suas riquezas espirituais). ISTO É, foram aprovados por Deus com base unicamente na fé; porém, não receberam de YHWH o máximo da recompensa como povo do próprio YHWH (a presença da salvação eterna em plena era do Velho Testamento). A fé em YHWH, porém, com base nos textos de Hebreus 11, guardou seus corpos espirituais para a Nova Aliança, quando, com certeza, logo após a ressurreição de Jesus e Sua ascensão ao Céu, seus nomes foram inseridos no Livro da Igreja, o Livro da vida, para que, brevemente, sejam participantes legítimos da mais sublime benção da Igreja militante: O arrebatamento. 

 

40 Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós (A Igreja) não fossem aperfeiçoados (ISTO É, os heróis da fé do Velho Testamento dependiam da manifestação da Igreja, para que nela, com base na fé abraçada no passado, fossem inseridos não somente como membros da mesma, mas, sobretudo, guardados para o dia do arrebatamento dos santos).

0 comentários:

Postar um comentário