O
Livro de Atos
Atos
dos Apóstolos destina-se a historiar a vida da Igreja de Jesus, de Jerusalém a
Roma [capital do Império Romano e sede especial de fatos e de direitos dos
domínios romanos sobre a Ásia Menor], abrangendo um período de trinta e três
anos de atividades.
Em
Atos o crente torna-se conhecedor dos porquês da Igreja de Cristo. O que
realmente é a Igreja do Senhor e o que a Igreja de Jesus jamais o é.
Em
Atos conheceremos a vida prática dos cristãos evangélicos, do diácono, do
presbítero, do evangelísta, do apascentador de ovelhas, do missionário, do
profeta, do pregador e ensinador da
Palavra de Deus, da localidade, dos Dons Espirituais e Ministeriais regendo a
Igreja de Cristo, etc. etc.
Atos
dos Apóstolos também deve ser visto como atos do Espírito Santo, atos da Igreja
do Senhor, atos do Corpo de Jesus na terra. É um livro de atividade
missionária. Trata-se do único livro da
Bíblia Sagrada que narra a história primitiva do Novo Testamento. Anote isto:
No dia de Pentecostes a Igreja tornou-se edificada. Após Pentecostes a Igreja
de Jesus tornou-se difundida e definitivamente confirmada.
Verdade Prática
Πρακτική
Aλήθεια = Praktikí Alíthia
Apesar
de suas limitações locais, a Igreja de Cristo, sob o poder do Espírito Santo,
universaliza-se em suas conquistas e faz-se irresistível como Reino de Deus.
GREGO:
Παρά θέτει περιορισμούς της, η Εκκλησία του Χριστού (a Igreja de Cristo) με τη
δύναμη του Αγίου Πνεύματος (poder do Espírito Santo), παγκοσμιοποίησαν για τα
επιτεύγματά τους και είναι ακαταμάχητη, όπως η Βασιλεία του Θεού (Reino de
Deus).
A
Igreja local não é o Corpo de Cristo, mas parte dela está no Corpo.
A
Igreja local é visível – O Corpo, não!
O
Corpo é poderoso, a Igreja local, não!
A
Igreja local tem dedos humanos (registros de cartório, bancos, etc), o Corpo,
não!
IRRESISTÍVEL,
do grego ακαταμάχητος – akatamáchitos.
Etimologias:
Que opõe resistência (Mt 16:18).
O Espírito Santo na Literatura de Atos
· 1º - No Capítulo 1, O Espírito Santo é
ansiosamente esperado pelo primeiro núcleo da Igreja de Jesus.
· 2º - No Capítulo 2, O Espírito Santo
desce sobre a cidade de Jerusalém, indo a um dos cenáculos da cidade,
manifestando-SE como VENTO e FOGO fartamente derramado sobre os servos que
compunham o primeiro núcleo da Igreja.
· 3º - Nos Capítulos 3-5, O Espírito
Santo revela Seu extraordinário poder através da Igreja, balançando inclusive,
a força religiosa dominante de então: O Judaísmo.
· 4º - No Capítulo 6, O Espírito Santo
manifesta a sabedoria divina na organização da Igreja.
· 5º - No Capítulo 7, O Espírito Santo
manifesta-SE abundantemente em poder e graça na vida de Estevão não somente
capacitando-o, mas também fortalecendo-o para assumir o posto de primeiro
grande mártir da Igreja Cristã Evangélica.
· 6º - No Capítulo 8, O Espírito Santo
manifesta-SE além de Jerusalém, propagando-SE em poder e graça através de
servos em fuga, caçados como animais através de Saulo de Tarso, representante
dos interesses do Judaísmo sediado em Jerusalém.
· 7º - No Capítulo 9, O Espírito Santo
apodera-SE de Saulo, maior inimigo da Igreja do Senhor, transformando-o no mais
distinto advogado do povo de Deus de então.
· 8º - No Capítulo 10, O Espírito Santo
provoca espanto nos judeus radicais de linha cristã evangélica pentecostal, ao
manifestar-SE entre os gentios e aceitá-los.
· 9º - No Capítulo 11, O Espírito Santo
revela a vocação missionária da Igreja.
· 10º - Do Capítulo 12 ao 20, O Espírito
Santo manifesta-SE sustentando a Igreja diante de grandes perigos, uma vez que
o inimigo decidiu que precisava destruí-la.
· 11º - Do Capítulo 21 ao 28, O Espírito
Santo manifesta-SE protegendo Paulo da maligna intenção dos judaístas numa
viagem à cidade de Roma, onde o Apóstolo ficaria dois anos detido numa prisão
domiciliar.
Καθημερινή
(Leitura)
ανάγνωση
(Diária)
At
1.4
Jesus
Confirma a Promessa do Pai
Ο
Ιησούς επιβεβαιώνει την υπόσχεση
του
Πατέρα
1:4.
E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas
que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
· ....comendo com eles (comendo após a
ressurreição? Espíritos podem comer?). Os quatro livros do Evangelho não
revelam que, Jesus, ao ressuscitar, fosse um
espírito! Também não revelam que a ressurreição de Jesus foi corporal
(física) como a ressurreição de Lázaro ou como ensinam os espíritas kardecistas
(uma ressurreição corporal, física). Não! A ressurreição de Jesus foi
literalmente pessoal.
·
Deus ressuscitou a Pessoa de Seu Filho (At 13:33), e não o corpo físico
do filho de Maria. A ressurreição de Lázaro foi corporal, física, a do Filho de
Deus, não!! A ressurreição do Filho de Deus foi 100% pessoal. Após a
ressurreição, olhando o Senhor e Salvador frente-a-frente, qualquer pessoa que
conhecera-O antes da ressurreição, alimentava a impressão de estar diante da
pessoa física DEle! Parecia que a massa física (A CARNE) do Filho de Maria
estava Nele.
· Milhares de crentes, lamentavelmente,
acreditam que uma pessoa espiritual sobrenatural é alguém transparente. Alguém
que, ao olharmos para ele, vê-se do outro lado como se fosse um vidro
transparente. O que é isso?!!! O próprio Jesus, disse: Errais por não
conhecerdes as Escrituras e nem o poder de Deus – Mt 22:29.
· Olhando o Senhor e Salvador
frente-a-frente não via-se uma pessoa transparente – Via-se a Pessoa Dele. Tal
qual fora antes da morte, os traços pessoais, assim manifestou-Se após a
ressurreição!!
· Ele alimentou-Se! Mas, por que não!!! Os atos
do Senhor não limitam-se à razão humana!!! Ele é O Criador. Ele, somente Ele,
pode contrariar todos os decretos, todos os dogmas e todas as leis que regem
quaisquer elementos dentro do contexto da criação. Por quê? Porque Ele é O
Filho de Deus – O Criador – O Todo-Poderoso. Não se questiona o Filho de Deus.
Pedro, a mando Dele, apanhou um anzol e fisgou um peixe que trazia uma moeda
presa na boca, quantia suficiente para pagamento de impostos ao governo romano
– Mt 17:27. Diante de Tomé, um discípulo fraco, carente de vida espiritual
plena, o Filho de deus viu a necessidade de erguê-lo permitindo que o discípulo
tocasse Nele – João 20:27. Ele mesmo, após a ressurreição, disse: Todo o poder
é me dado no Céu e na terra: Mt 28:18. Diante de discípulos tão fracos e
tendenciosos a largá-lo, o Filho de Deus precisou contrariar aquilo que nós, os
mortais, consideramos princípios invioláveis.
· ...que não se ausentassem de
Jerusalém.
Deus
sempre tem um ponto de partida para Seus filhos. Uma espécie de quartel general
onde o povo Dele recebe recomendações especiais que antecedem as grandes
conquistas prometidas. Após invadir Canaã, por exemplo, a conquista do
território cananeu exigiu do povo de Deus uma espécie de acampamento, onde
pudessem eles se preparem para as batalhas que viriam. Acampados em Gilgal,
Josué 1º circuncidou os hebreus do sexo masculino (para que esses hebreus
fossem reconhecidos por Deus) – 2º celebrou uma Páscoa (estavam a quase 40 anos
sem uma Páscoa diante de Deus) – DEPOIS, derrubaram Jericó. Josué 4,5 e 6.
·
JERUSALÉM: Tipifica lugar de comunhão íntima com Deus – Lugar de Oração
– Sobretudo, na Nova Aliança, tipifica a Igreja de Jesus.
As
promessas do Eterno aos hebreus, por exemplo, sempre estiveram condicionadas à
cidade de Jerusalém. Nessa cidade, Jesus Cristo manifestou o ápice de Seu
extraordinário Ministério (morte, ressurreição e ascensão ao Céu) – Em
Jerusalém cumpriu-se a promessa de Mt 16:18 (a edificação da Igreja) – O
Espírito Santo manifestou-Se ao povo de Deus via Jerusalém – Os primeiros raios
da Igreja como Sol surgiram em Jerusalém – No seio dessa cidade,
especificamente na Pedra de Moriá, o Filho de Deus, no Milênio, se manifestará
aos habitantes da terra na qualidade de Rei dos reis e Senhor dos senhores.
LAMENTAVELMENTE,
milhares de cristãos, em busca de bênçãos e promessas do Senhor, deixam o
Templo da Igreja, acreditando encontrar grandes e portentosas bênçãos do Eterno
em lugares inferiores à Casa de Deus. Nada jamais poderá substituir a oração e as consagrações dos
servos no Templo. Quando o Senhor sai à procura de servos para prestação de
serviços especiais a Ele, é ao Templo da Igreja que Ele dirige-Se. Ficai em Jerusalém.
At
1.9
A
Ascensão de Jesus
Η
Ανάληψη του Ιησού
1:9.
Ditas ‘estas palavras’ (Mas recebereis a virtude {o poder} do Espírito Santo,
que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra), foi Jesus elevado às
alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.
A
1ª GRANDE RIQUEZA
DA
ASCENSÃO DE JESUS
Muitas
são as riquezas da ascensão de Jesus. Destaquemos a primeira: A descida do
Espírito Santo à terra na qualidade de outro Consolador junto aos seguidores de
Jesus.
João
16:7 ....digo-vos a verdade.... ‘convém que eu vá’; porque, se eu não for, o
Consolador não virá a vós; mas, ‘quando eu for, vo-lo enviarei’.
Grego
de João 14:16. καὶ ἐγὼ ἐρωτήσω τὸν πατέρα καὶ ἄλλον (alon = outro – Etimologia:
que tem a mesma natureza {O Espírito Santo possui a mesma natureza do Filho de
Deus – Por quê? Porque Ele é Divino, Santo, Perfeito, Amigo, Fiel... ELE É O
RESULTADO IMEDIATO À ASCENSÃO DE JESUS}) παράκλητον (parákliton = consolador {O
Espírito Santo}) δώσει ὑμῖν, ἵνα μένῃ μεθ᾿ ὑμῶν εἰς τὸν αἰῶνα.
At
1.15-26
A
Primeira Reunião da Igreja
Η
πρώτη συνεδρίαση της Εκκλησίας
· 15 E naqueles dias (isto é, nos dias
pós-recomendações do Filho de Deus no Monte das Oliveiras, ascensão, de início
de estadia de 10 dias no cenáculo...), levantando-se Pedro no meio dos
discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
· 16 Homens irmãos, convinha que se
cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca
de Judas (Salmo 41:9), que foi o guia (isto é, o condutor da turba dos
sacerdotes até o Getsêmani) daqueles que prenderam a Jesus.
· 17 Porque foi contado conosco (isto é,
foi um dos doze discípulos) e alcançou sorte neste ministério (ou seja, além de
discípulo de Jesus, Judas Iscariotes recebeu poder e autoridade especiais para
expulsar demônios e era o tesoureiro do grupo do senhor Jesus – Lc 6:12-16; Mt
10:1, 5-6; Jo 12:6. 13:29).
· 18 Ora, este (isto é, Judas
Iscariotes) adquiriu um campo (um terreno) com o galardão da iniqüidade (com o
dinheiro que recebeu para trair Jesus Cristo); e, precipitando-se, rebentou
pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
Εξηγησ – Eksigis (Exegese) do Suicídio
de
Judas Iscariotes - Mt 27:5 e At 1:18
Mt
27:5. “....ανεχωρησεν {retirou-se} και {e} απελθων {indo} απηγξατο
{enforcou-se}.
At
1:18. ....και {e} πρηνης {de cabeça} γενομενος {caindo} ελακησεν
{arrebentou-se} μεσος {(pelo) meio} και {e} εξεχυθη {se derramaram} παντα
{todas} τα {as} σπλαγχνα {entranhas} αυτου {dele}.
1. Caindo de cabeça.
2. Arrebentou-se pelo meio.
3. Todas as entranhas dele foram derramadas.
ENTRANHA:
do latim interanea, significa 'intestinos'.
Significado
etimológico: Qualquer víscera do abdome ou do tórax.
VÍSCERA:
Designação a qualquer grande órgão alojado na cavidade craniana, na torácica ou
na abdominal.
· 19 E foi notório a todos os que
habitam em Jerusalém (isto é, a notícia da morte de Judas Iscariotes tornou-se
conhecida de todos os moradores de Jerusalém); de maneira que na sua própria
língua (na língua hebraica) esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de
Sangue.
· 20 Porque no livro dos Salmos está
escrito: Fique deserta a sua habitação (isto é, fique deserto espaço que era
dele), e não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado (isto é, que as
atividades ministeriais dele sejam entregues a um outro discípulo).
· No grego bíblico, discípulo é
μαθητής – mathitís – e, literalmente, significa: “aprendiz”. Etimologicamente,
μαθητής é “aquele que segue os ensinamentos de alguém”.
· 21 É necessário, pois, que, dos homens
que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre
nós.
· 22 Começando desde o batismo de João
até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco
testemunha da sua ressurreição.
· 23 E apresentaram dois: José, chamado
Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
· 24 E, orando, disseram: Tu, Senhor,
conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido.
· 25 Para que tome parte neste
ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio
lugar.
· 26 E, lançando-lhes sortes, caiu a
sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
Nota: A escolha e a separação ministerial de
Matias em substituição a Judas Iscariotes.
Matias
– Grego: Ματθίαν – Mathían – era seguidor de Jesus Cristo desde o princípio do
ministério terreno do Salvador do mundo em Israel (um seguidor oculto na
literatura dos livros do Evangelho). Sua
inclusão ao apostolado exigia este fator: não somente conhecer o Senhor
Jesus, mas, sobretudo, que fosse um seguidor próximo – alguém que trouxesse no
currículo haver andado lado-a-lado com o Filho de Deus quando por ocasião de
Sua estada de três anos em
Israel. Atos 1:21-26.
No
grego bíblico, discípulo é μαθητής – mathitís – e, literalmente, significa:
“aprendiz”. Etimologicamente, μαθητής é “aquele que segue os ensinamentos de
alguém”.
At
1.8
A
Missão da Igreja
1.8. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,
que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
At
6.7
A
Expansão da Igreja
Η
επέκταση Εκκλησία
6:7.
Crescia a palavra de Deus (por causa da ação do Espírito de Deus na Igreja –
PRESTEMOS ATENÇÃO: A Igreja Primitiva começou numa reunião de servos com o
próprio Senhor Jesus!!! Conseqüentemente, obedeceram Suas determinações para a
edificação da Igreja e os padrões missionários do Mestre – Então, o grupo, não
somente foi batizado com o Espírito Santo dez dias após (PACIÊNCIA PARA
ESPERAR), mas também recebeu Dons Espirituais e Dons Ministeriais – RESULTADO:
A Igreja deu certo – POR QUE OCORRE O CONTRÁRIO HOJE? Porque além de montarmos
uma “igreja” de um dia para o outro, desprovidos de poder e autoridade espirituais, etc.,
reunimo-nos com os nossos amigos, etc – Eles, nossos antepassados, reuniram-se
com o Senhor Jesus), e, em Jerusalém, se multiplicava o número os discípulos,
também muitíssimos sacerdotes (isto é, sacerdotes da linhagem dos saduceus {ATÉ
SADUCEU ACEITA JESUS QUANDO A IGREJA É REALMENTE IGREJA DE JESUS}) obedeciam à
fé.
Sábado
Ef
4.3
Conservando
a Unidade da Igreja
pelo
Espírito Santo
Τη
διατήρηση της ενότητας της Εκκλησίας
του
Αγίου Πνεύματος
4:3.
Esforçando-vos (AS BENÇÃOS DE DEUS SÃO CONDICIONAIS – O ESPÍRITO DE DEUS NADA
PODERÁ FAZER SOZINHO – AQUILO QUE CABE AO SERVO FAZER, O ESPÍRITO SANTO JAMAIS
FARÁ – O PASSO HUMANO É PRIMÁRIO – OS PASSOS DIVINOS VÊM APÓS A AÇÃO DO SERVO)
diligentemente (επιμελώς – epimelós = buscar com aplicação e zelo) por
perseverar (insistir) a unidade do Espírito no vínculo da paz (ou seja, a
unidade da vida de Deus na Igreja depende de esforços morais, físicos e
espirituais – O Espírito Santo aplicará a vida de Deus no grupo após ações dos
servos).
· Σπουδάζοντες – Spudázondes =
esforçando-vos.
Etimologias:
TTornar-se forte com esforços. Empregar todos os meios para ficar forte.
τάξη
{em} Classe
Atos
1.1-5
· Atos 1.1 Fiz o primeiro tratado, ó
Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
· Atos 1.2 Até ao dia em que foi recebido
em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que
escolhera.
· Atos 1.3 Aos quais também, depois de
ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto
por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao
reino de Deus.
· Atos 1.4 E, estando com eles,
determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a
promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
· Atos 1.5 Porque, na verdade, João
batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito
depois destes dias.
Nota:
No versículo 1 do Capítulo 1 de Atos dos Apóstolos, lemos: “fiz o primeiro
tratado” [O PRIMEIRO TRATADO DE LUCAS é
o Livro do Evangelho de Jesus segundo
Lucas]. A palavra tratado, do latim TRACTATU, significa “estudo ou obra
desenvolvida a respeito de uma ciência, arte, etc.” – Em grego original, lemos:
Τὸν (ton=o) πρῶτον (prõton=primeiro) λόγον (lógon=relato) ἐποιησάμην
(episámin=fiz) περὶ (peri=a respeito de) πάντων (pándon=todas as coisas), ὦ
(õ=ó) Θεόφιλε (Theófile=Teófilo), ὧν (õn=as quais) ἤρξατο (irksato=começou)
Ἰησοῦς (Isus=Jesus) ποιεῖν (pin=a fazer) τε (te=e) καὶ (ke=também) διδάσκειν
(didáskin=a ensinar). λόγον = relato, é: narração, exposição, exposição escrita
ou oral de algum fato, descrição, ato ou efeito de descrever, história. Ainda
no versículo 1, lemos: “...a respeito de todas as coisas, as quais começou
Jesus a fazer e também a ensinar”.
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