Teologia da
Exegese
A palavra
exegese tem sua origem no termo grego εξηγησ
eksigís e significa: “comentário ou dissertação para esclarecimento ou
minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra” – “explicação ou
interpretação de obra literária ou artística, de um sonho, etc.”.
Manifestações de εξηγησ em Lc 10:8
...εξηγησάμενος <denota: explicando> e em Lc 15:12 ...εξηγoυμένων
<denota: explicando>. Eksigís é exatamente isto: “explicar com maestria”
– “explicar com sabedoria e capacidade”.
Observemos sua riqueza etimológica:
1. Ato ou arte de interpretar.
2. Explicação comentário.
3. Tornar inteligível ou claro (o que é
ambíguo ou obscuro).
4. Dar a conhecer a origem ou o motivo de.
5. Explicar, explanar ou aclarar o sentido de
(palavra, texto, lei, etc.).
6. Tirar o véu – tirar a cobertura.
7. Arte e técnica de interpretar com grande
desempenho; representação.
8. Arte de explicar a razão de uma coisa, de
uma atitude, etc. etc.
Exegética é
a parte da teologia que se ocupa da exegese bíblica [arte e técnica especiais
de interpretação das Escrituras Sagradas].
Nota Final: Eksigís, do ponto de vista
teológico, é a interpretação profunda de um texto bíblico ou de toda literatura
bíblica. A εξηγησ como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A
tarefa da εξηγησ dos textos das Escrituras Sagradas tem uma prioridade e
anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os
primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu
significado.
Recomendação
paulina que corrobora com a teologia exegética: 1 Ts 5:21 “Examinai tudo.
Retende o bem”.
Destacamos
abaixo três termos gregos encontrados na literatura do Novo Testamento para a
palavra examinar:
ανακρίνω - anakrino. Significa: “examinar”,
“investigar”.
Etimologia:
“Investigar analisando com atenção e minúcia”.
ανάκρισις -
anakrisis e significa: “para cima”, “através de”.
Etimologia:
“investigação preliminar em busca de provas judiciais”.
δοκιμάζω - vokimazo. Significa: “provar”,
“testar”, “aprovar”.
Etimologia:
“Investigação profunda e minuciosa com resultados positivos” – Em 1 Co 11:28 o
Apóstolo Paulo usa o termo δοκιμαζετω - vokimazeto - δοκιμαζετω
<examine-se> δε <mas> ανθρωπος <(a) pessoa> εαυτον <a si mesma> και <e> ουτως
<assim> εκ <de> του <o> αρτου <pão> εσθιετω <coma>
και <e> εκ <de> του <o> ποτηριου <cálice> πινετω
<beba>.
Portanto, “exegese bíblica” é muito mais que
ler a Bíblia Sagrada; é examinar de forma minuciosa as Sagradas Escrituras, a
Palavra de Deus. Esse exame, obviamente, requer uma série de fatores daquele
que examina as Escrituras Sagradas. A base desses fatores, são: Oração,
fidelidade, humildade, pesquisas, sensibilidade espiritual para ouvir o Mestre
das revelações divinas: O Espírito Santo. Uma base irreversível.
“Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará
todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. João 14:26.
O termo grego para a palavra ensinar, usado
por Jesus em João 14:26, é: διδαξει -
vivaksi, que significa: “dar instrução”.
DAR
INSTRUÇÃO, portanto, segundo a etimologia de vivaksi, é:
1. Dar conhecimento.
2. Dar explicação para um determinado fim.
Estudemos,
pois, exegese bíblica.
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