A Decisão de Deus E A Visão de Moisés
Texto bíblico – Ex. 33:14-15 “Disse, pois (O SENHOR A
MOISÉS): Irá a minha presença contigo para te fazer descansar – Então,
disse-lhe (MOISÉS): Se a Tua presença não
for conosco, NÃO NOS FAÇAS SUBIR DAQUI”.
Introdução
Moisés do grego Mõÿsês
“MOISÉS”.
Do hebraico Mõseh.
Significado: “tirado”.
No Velho Testamento: maior vulto da história bíblica.
HISTÓRICO DE MOISÉS
NO VT
A SÉTIMA PARTE DA BÍBLIA
é ocupada com a história de
Moisés: São os livros de Exodo, Levítico, Número e Deuteronômio.
Através de Moisés, Deus
constituiu o povo mais agressivo
e aguerrido sobre a face da terra: O POVO DE ISRAEL.
Após cometer um homicídio no Egito, já na condição de
príncipe egípcio, exilou-se em Midiã, tornando-se um homem de vida nômade
do deserto e casando-se com a midianita Zípora.
Segundo maior nome do Velho Testamento, após o nome Deus.
Libertador do povo de Deus no Egito.
Após as duas experiências no Monte Horebe, tornou-se
conhecido e respeitado como A PALAVRA DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO.
Estadísta (PRIMEIRO
CANDIDATO AO TRONO EGÍPCIO EM SUBSTITUIÇÃO A FARAÓ ).
Historiador (AUTOR DOS CINCO PRIMEIROS LIVROS DA BÍBLIA
SAGRADA).
Salmísta (AUTOR DO SALMO 90)
Legislador do povo hebreu (A LEI NO MONTE SINAI).
Hebreu de família LEVÍTICA e, muito mais além que levítico, PERTENCIA À
FAMÍLIA DE ARÃO, família sacerdotal.
A experiência espiritual prática de Moisés começa aos 40
anos de idade:
Aos 40 anos de idade Moisés fugiu para o deserto, atendendo
a voz da vontade circunstancial de Deus.
Aos 80 anos de idade Moisés recebe a chamada de Deus no
deserto de Horebe.
Aos 120 anos de idade: Moisés recebeu a última grande
experiência espiritual prática com Deus: “Um diálogo dramático no Monte Nebo
face-a-face com Deus <logo após, faleceu nos braços de Deus à o próprio Deus
o sepultou na Planície de Moabe>”
I-HISTÓRICO TRIBAL
DE MOISÉS
Cada uma das 12
tribos de Jacó, tinham a sua
própria história ministerial
dentro do contexto chamado ISRAEL. Alguns simples exemplos:
JUDÁ, a Tribo dos judeus. Tribo dos monarcas. O Governo
civil. Além de sábios e grandes
guerreiros, os judeus foram escolhidos
como berço de nascimento do Salvador do mundo.
EFRAIM destacava-se como o grande exército de Israel.
LEVI era a Tribo de sacerdotal. Vivia somente para
Deus.
MOISÉS ERA LEVITA.
Ex.2:1.
Filho de Anrão e Joquebede. Nm.26:59.
Foi educado nas
melhores universidades científicas dos egípcios. Atos 7:22.
Filho adotivo da filha de Faraó, ao ser arrancado das águas
do Rio Nilo. Ex.2:10.
II-CINCO PLANOS BÁSICOS E HISTÓRICOS
DE DEUS PARA ISRAEL EM TERRAS EGÍPCIAS
PRIMEIRO PLANO: “Deus providenciou um Libertador para o
povo”. Plano elaborado no Céu. DEUS
MESMO VEIO AO HOREBE CHAMAR MOISÉS. -
Deus somente chama quem já é escolhido Seu. A CHAMADA. Ex.3-4.
I.
Moisés encontrava-se (1) No grande deserto do Sinai. (2) Cuidava de um rebanho de ovelhas. Quando Deus precisa de um libertador, jamais
vai às faculdades, cultos festivos, não! O SENHOR SEMPRE PROCURA-O NO DESERTO.
A história de Elias, João Batísta,
Moisés, Jesus....COMEÇOU NUM DESERTO, E NÃO NA IGREJA ASSEMBLÉIA DE
DEUS, DEUS É AMOR, MARANATA, ETC.
II. Deus
manifestou-se como fogo para chamar Moisés.
· O Monte
Horebe onde encontrava-se a sarça: Uma figura dos lugares celestiais revelados na Carta de Paulo aos Efésios como base da Igreja no
aspecto invisível. Lemos
as palavras de Deus a Moisés em
Ex.3:5 “...o lugar em que tú estás é terra santa”.
· A sarça
ardente no fogo: A Igreja Pentecostal.
· O fogo na
sarça: Uma das manifestações do Espírito de Deus na sua santa Igreja.
· A voz de Deus
procedente da sarça ardente: É o
resultado da Igreja sempre aquecida pelo fogo pentecostal.
· O versículo 6
mostrando o temor de Moisés diante da visão:
A manifestação do Espírito Santo como fogo sempre gera temor e tremor nos membros da Igreja.
Então, o primeiro plano de Deus foi providenciar um
libertador para seu povo.
SEGUNDO PLANO DE
DEUS PARA SEU POVO: Libertá-lo da escravidão egípcia. PRESTEMOS ATENÇÃO:
Primeiro Deus providencia o libertador, para depois LIBERTAR. - Se lermos
atentamente Ex.9:6 com 17-19, veremos que as 10
pragas que desabaram sobre o Egito duraram cerca de 1 ano.
O segundo plano de Deus para seu povo deu-se dentro do
Egito.
TERCEIRO PLANO DE
DEUS PARA SEU POVO: Conduzir o povo ao
deserto e, não somente liberar-lhe um sistema de leis que o faria uma nação
independente, MAS LHES ENTREGAR O PAÍS DE CANAÃ COMO HERANÇA
PROMETIDA A ABRAÃO -
patriarca maior do povo hebreu.
PRIMEIRO: Deus providencia um libertador para tirar seu povo do cativeiro.
DEPOIS: Deus cria meios para gerar a libertação. TERCEIRO: Depois de liberto do
cativeiro, Deus começa a abençoar o liberto.
QUARTO PLANO DE DEUS PARA SEU POVO: Livrá-lo para sempre de
Faraó e levar o povo a conhecê-LO de
perto. DIANTE DO MAR VERMELHO Deus liberou três experiências para seu povo.
à Primeira experiência: Na primeira margem do Mar.
MURMURAÇÕES <Satanás explora situações amargas ao crente para lançar setas e
vê-lo indispor-se contra Deus>...
à Segunda experiência: No leito seco do Mar Vermelho. ESPANTO diante da manifestação da maravilha
de Deus.
à Terceira experiência: Na segunda margem do Mar:
GLORIFICAÇÕES E LOUVORES <cantar e glorificar depois da luta na noite
escura, é moleza: A vontade de Deus era ver Seu povo louvando-O e
glorificando-O na noite escura à O LOUVOR É REAL, mas quem louva nem sempre é
sério diante de Deus>..
QUINTO PLANO DE
DEUS PARA SEU POVO: O relacionamento entre o povo e Deus encontra-se bastante
estremecido. Deus mostra a Moisés que, Ele,
O Senhor, está decepcionado com tanta ingratidão e irreverência do povo. ENTRETANTO,
Deus chama Moisés ao Monte Sinai para entregar aos hebreus aquilo que
seria seu segundo grande presente. O
PRIMEIRO GRANDE PRESENTE: A Libertação e as bençãos que acompanharam-na. O
SEGUNDO GRANDE PRESENTE:
A Carta Magna . MOISÉS, DEPOIS DE 40 DIAS COM DEUS NO SINAI, retorna ao acampamento dos hebreus nas
cercânias do Monte Horebe.
FATOS IMEDIATOS
NA DESCIDA DO MONTE
1)
32:17-18. Ler.
2) O Bezerro de
Ouro de Aarão.
3) A
irreverência de Moisés quebrando as duas tábuas da Lei.
TRÊS IMEDIATAS
decisões de Moisés
(I)
Exterminou totalmente o bezerro
de ouro.
(II)
Determinou que os cabeças da
idolatria satânica fossem totalmente extirpados. Cerca de 3000 homens morrem.
(III) DIRIGE-SE
A DEUS E INTERCEDE PELO POVO. Em Mateus
7:7, o Senhor Jesus mostra-nos os três passos da oração:
A) Primeiro
passo: PEDIR (é a
oração solene).
B) Segundo
passo: BATER – no latim, é BATTERE.
Significa lutar, combater,
pelejar, ultrapassar limites.
C) Terceiro
passo: BUSCAR. No original grego, BUSCAR
é “tratar de conquistar”.
MOISÉS não foi a Deus para pedir, e sim para ultrapassar
limites: Lemos em 32:31-32 “...este povo pecou grande pecado, fazendo para si
deuses de ouro. - Agora, pois, Senhor, perdoa o seu pecado; SE
NÃO, RISCA-ME, PEÇO-TE DO TEU LIVRO, QUE TENS ESCRITO”.
BUSCAR é “tratar de conquistar” -
ISTO É, SE VIRE, MAS CONQUÍSTE.
As imediatas decisões de Deus após ouvir Moisés. Deus parece haver cancelado todos os seus
planos com Israel.
1) Moisés, conduza
o povo a Canaã.
2) Moisés, esse povo será ferido de morte.
3) Delegarei
poderes especiais a um anjo meu, para
que ele vos conduza até Canaã,
exterminando todos e quaisquer
inimigos. É JURAMENTO MEU A ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ.
4) Moisés, EU,
porém, não andarei mais com esse povo.
Não ando com povo obstinado. Moisés, EU, no meio desse povo pode ser pior para
todos, POIS, POSSO MATÁ-LO A QUALQUER MOMENTO. É melhor que vocês estejam acompanhados de meu anjo do que da
minha pessoa, POSSO MATÁ-LOS.
Há poder
extraordinário no meu anjo para vos
defender até Canaã!!!!!!!!!!
Imediatamente Moisés respondeu:
“Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui”. Que
morramos aqui no Sinai. Que tudo termine aqui. POIS, mesmo que venham todos os
seus anjos a nos ajudar. Mesmo que venha todo o Céu. Mesmo que venha todo o
poder da tua própria Palavra.....“Se a ‘tua presença’ não for conosco, não nos
faças subir daqui!!!!!!!!!!!!!!!!”
Moisés procurou o povo para mostrar-lhe
a extensão da tragédia do bezerro de ouro
Os versículos 7-11 do Capítulo 33 de Ex. mostram um povo
preocupado e arrependido, após ouvir Moisés. OS DIAS SEGUINTES NAS PROXIMIDADES
DO SINAI TORNAM-SE DRAMÁTICOS. SÃO DIAS
DE GRANDE EXPECTATIVA.
Numa tenda retirada do povo, Moisés começa a ter constantes reuniões com Deus. O povo vê e
teme. Em Ex.33:11, lemos “E falava o Senhor a
Moisés cara a cara, como uma pessoa qualquer fala a seu amigo”.
Os versículos 12-14
não mostram-nos apenas Moisés em
diálogo com Deus, E SIM DOIS AMIGOS CONVERSANDO. Os dois encontram-se a sós na tenda. Moisés
faz o papel de sacerdote e profeta
(EXPL) - Finalmente, Moisés recorreu
ao passado do capítulo 3 de Ex., quando Deus o enviou a Faraó.... MOISÉS
AINDA NÃO SABIA QUE NA GROSSERIA NINGUÉM CONQUÍSTA DEUS: “Risca meu nome” ou
“também não irei a Canaã nas
condições impostas por ti”.
Versículo 12 “Senhor, quando te perguntei quem subiría com
esse povo a Canaã, tu disseste: MOISÉS, TU ACHASTE GRAÇA DIANTE DOS MEUS
OLHOS”. DEUS, NADA FALA. APENAS ESCUTA.
Versículo 13 “Então,
se realmente o Senhor tem visto graça em mim, rogo-te que me faças conhecer o
teu caminho, para que eu ande nesse
caminho. Pense nisso, Senhor: ESTE POVO É TEU”.
No versículo
14 termina o pavor de Moisés diante de
um Deus irado e disposto a encerrar uma
comunhão jurada a Abraão. Deus VIU o grande amor de Moisés pelo Seu povo.
Aleluia!!!!!! É tudo que Deus deseja VER no pastor, no obreiro.... “Irá a minha presença contigo para te fazer
descansar ”.
à Lugar de repouso, sem a presença de Deus, repousa a carne
– o égo, MAS NÃO DESCANSARÁ JAMAIS O
ESPÍRITO E A ALMA.....
MOISÉS ERA PROFETA E SACERDOTE. Consequentemente, conhecia esta dupla
realidade DEUS-DESCANSO...
Deus sempre providenciou lugares específicos de refúgio para
Seu povo: A Arca à A Caverna do Adulão
para Davi.... à As Cidades de Refúgio para os conquistadores de Canaã....
CANAÃ: País de refúgio.
Dt. 3:10.
12:10. 25:19. Js.1:13.
22:4. 23:1 conf.c/Salmo 95:11.
SEM DEUS, qualquer lugar, mesmo que seja o Templo da Igreja:
É como um mar sem peixes.
Uma rosa sem perfume.
Uma noite sem estrelas.
Uma criança sem sorriso.
Uma família sem a presença da paz











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