Fatos do Episódio da Mulher Samaritana
1. Primeiro ano
ministerial de Jesus.
2. A caminho de
Galiléia o Senhor Jesus está em território hostil, Samaria. Natureza da
hostilidade: “Sócio-religiosa”.
3. Jo 1:35-51 –
André, Simão, Filipe e Natanael, eram os discípulos acompanhantes de
Cristo,
INTRODUÇÃO:
Por que Jesus escolheu o caminho dos samaritanos?
Os Samaritanos, desde a queda do Reino do Norte diante dos
assírios, em 722aC, sempre mantiveram-se distantes dos judeus em termos
culturais, sociais e religiosos.
A resposta encontra-se na visão de João no que refere-se à
Pessoa de Jesus nos seus escritos: “Ele é o Filho de Deus”.
No Livro de João o Senhor não é o filho de Maria, e sim Deus
encarnado!
Manifesto como o Filho de Deus, Jesus jamais evita barreiras
sociais, religiosas, culturais, etc. NÃO FOI JESUS QUE ESTEVE NO TERRITÓRIO DOS
SAMARITANOS, E SIM O FILHO DE DEUS À PROCURA DA MULHER SAMARITANA. UM ALVO
ESPECÍFICO.
· O Território de
Samaria.
SAMARIA: do hebraico “Torre de Vigia” <trata-se do mesmo
significado da palavra “Gilgal”>.
A História do território de Samaria: 1 Rs 16:23-24. 2 Rs
17:24-41
Samaria: Localizava-se entre a Galiléia, ao norte – e entre
Judá, ao sul.
“Divindades específicas de Samaria: 2 Rs 17:29-33”
*SUCOTE-BENOTE – do hb “cabana das filhas”. Divindades
babilônicas.
*NERGAL <2 Rs 17:30> – a divindade da guerra, da
doença e da morte na mitologia da Assíria e da Babilônia.
*ASIMA – divindade de Hamate <cidade da Síria> – 2 Rs
17:30.
*NIBAZ e TARTAQUE – 2 Rs 17:31. Divindades da terra dos
aveus.
*ADRAMELEQUE <hb “o deus Adar é rei”> e ANAMELEQUE
<hb. “o deus Anu é rei”> – 2 Rs 17:31. Divindades de Sefarvaim <cidade
da Assíria>.
NOTA: Os fatos acima, ilustram a segunda causa do rompimento
judeus-samaritanos no decorrer da história da nação de Israel <o primeiro
fato deu-se no governo de Roboão, quando as tribos dividiram-se por questões
políticas geradas em Judá – 1 Rs 12ss>.
· Patrimônios
Religiosos dos Samaritanos:
a) O Monte Gerizim
<855 mt> – Gerizim, do hb “terra estéril”.
Os samaritanos consideravam o Monte Gerizim lugar sagrado,
assim como os judeus consideravam o Monte Sião, lugar de consagrações
especiais. Jo 4:20.
b) O Poço <ou
fonte> de Jacó – Jo 4:6.
c) A Cidade de
Gerizim – situada entre os Montes Gerizim [O Monte da Benção] e Ebal <915
mt> [O Monte da Maldição]. Gerizim é a atual cidade de Nablus.
· A Cidade de
Sicar.
A cidade de Sicar foi o local de parada do Filho de Deus.
Atualmente Sicar é a aldeia de el´Askar ao leste do monte Ebal e
aproximadamente a três quilômetros da atual Nablus. O poço de Jacó está a 800m
da aldeia.
SICAR simboliza a Igreja de Jesus na localidade, não como
lugar de parada ocasional ou acidental do Salvador, até porque, como Filho
Unigênito de Deus, que é a revelação de João em seu livro, e não como filho de
Maria, o episódio da mulher samaritana caracteriza um plano previamente
estabelecido pelo Senhor. O episódio não pode e nem deve ser visto como
incidente ou casualidade no caminho de Cristo. Nunca! Jamais! O Filho de Deus
conhecia previamente aquele dia, aquela hora sexta <meio-dia>, o poço, a
queixa e as questões religiosas da mulher, além de sua vida sentimental pregressa.
SICAR simboliza a Igreja local como lugar de encontro previamente marcado pelo
Senhor com pecadores que escutam-No, reconhecem-No como Profeta e
espontaneamente anunciam-No como “O Ungido de Deus”. .
· A Hora Sexta.
Hoje diríamos que era meio dia. Os romanos dividiam o dia em
horas como as nossas, sendo que de três em três recebiam um nome próprio:
Prima, terça, sexta, nona; cada uma responde a três horas atuais a começar com
as seis da manhã até o final da nona, ou seis da tarde. O cômputo romano era
pois mais abrangente do que nosso horário de hoje. No Oriente acostumava-se
caminhar desde o amanhece até ao meio dia para descansar e evitar o calor
excessivo da jornada e eram as fontes que condicionavam o descanso e a refeição
consequente.
· Os Discípulos de Jesus.
Jo 1:35-51 – André, Simão, Filipe e Natanael, eram os
discípulos acompanhantes de Cristo. Os demais outros discípulos foram chamados
no 2º ano ministerial do Senhor.
· A Compra de Alimentos.
Alimentos e bebidas podiam ser comprados dos samaritanos e
até pão sem levedura; também alimentos assados e cozidos porque os samaritanos
não os misturavam com vinho ou vinagre [por serem esses condimentos os que se
usavam para os sacrifícios]. Já o pão com levedura era como comer carne de
porco. Outros afirmavam que comer pão dos samaritanos era se expor unicamente a
um castigo. De onde podemos deduzir que os discípulos agiam em conformidade com
a Lei
· Estadia do Filho de Deus em Samaria: 2 dias –
João 4:43.
· Os Cinco Maridos da Mulher Samaritana.
É um tanto estranho que uma mulher numa aldeia tão pequena
como Sicar tivesse cinco maridos. Os samaritanos só admitiam o divórcio no caso
de adultério, pois eles não tinham outra lei a não ser o Pentateuco. Daí
podemos dizer que era a mulher samaritana uma pessoa de vida fácil? Não!!!
Seria uma imprudência taxar essa mulher de meretriz, prostituta... De todos os
modos esse conhecimento íntimo de Jesus sobre a vida da mulher samaritana, foi
reconhecido pela mulher como um ato de profeta!! Segundo todos os relatos do
Livro de João, o Senhor, ali, era mais que o simples filho de Maria, e sim O
Filho Unigênito de Deus. O Filho tão divino e poderoso quanto o próprio Pai. Jo
10:30 e 38.
· A Pergunta da Mulher:
Garizim ou Jerusalém <Assembléia de Deus, Deus é Amor,
Maranata ou Igreja Quadrangular????>, onde se deve adorar? Esta pergunta é
100% religiosa e sempre será de caráter secular atual. Multidões de fiéis
religiosos estão presas a esta pergunta. Entretanto, é preciso possuir a
coragem da mulher samaritana para fazê-la diante do Filho de Deus. É preciso
possuir afeto natural santificado. João
4:20-24.
· A Resposta do
Filho de Deus.
Jesus desliga o culto ao lugar particular e o coloca onde a
verdadeira adoração deve estar: no
coração de cada crente fiel. Na vida interna. No espírito. Em espírito e
verdade deve ser adorado Deus-Pai. É, relativamente fácil, a adoração teórica.
Antes de dar a resposta certa, Cristo declara que os samaritanos estavam
adorando desconhecidos, enquanto os judeus adoravam a quem conheciam ou
julgavam conhecer. Naqueles dias se afirmava que além do Deus de Jacó os
samaritanos adoravam o fogo ou a imagem de uma pomba e até diversos deuses, os
terafins [ídolos ou imagens de deuses], enterrados no Carvalho de Siquém <Gn
35:4>. Pelo contrário os judeus eram estritamente monoteístas e Javé era o
único e verdadeiro Deus e não admitiam imagens. Com isso Jesus afirma que o objeto
do culto está assegurado. A maneira de fazê-lo é que desde este momento vai
mudar. De um culto externo e geograficamente situado, vamos entrar num culto
interior e pessoal. Daí a palavra espírito oposta a local geográfico e verdade
em oposição à exterioridade hipócrita da língua como dirá Jesus, citando
Isaías: “...este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim”
<Mt 15:8>. A resposta do Filho de Deus: João 4:20-24.
· Deus é Espírito.
Jesus dá a razão do afirmado anteriormente com o qual apóia
racionalmente suas afirmações. Devemos, pois, adorá-Lo como tal espírito e
portanto toda materialidade está fora do contexto da verdadeira adoração. Daí
que tanto a localização de um templo onde supomos, ele deve estar
definitivamente encerrado e venerá-lo com um culto tão materialista como era o
culto dos holocaustos não tem verdadeiro sentido para o Deus verdadeiro. Jesus
se torna eco das palavras de Isaías em 1:10-18 em que o Senhor diz estar farto
de holocaustos de carneiros e da gordura de bezerros cevados, etc. O verdadeiro
culto a Deus é o crente cessar a prática do mal e aprender a fazer o correto
aos olhos de Deus - Is 1:16. O real culto a Deus deve começar de dentro para
fora, e nunca de fora para dentro.
· O Messias:
A Mulher samaritana reconheceu o Filho de Deus como O
Profeta e O Cristo <Ungido> da Palavra Profética.
· Os Discípulos <a religião rígida, legalista>:
Os discípulos, ao virem Jesus Cristo conversando com a
mulher samaritana, estranharam. Existia entre os rabis da época uma sentença
muito repetida: Não falar em público com uma mulher. Que religião, hein!!! A
Lei dos rabinos proibia à mulher sair com os cabelos soltos, tecer na praça,
falar com qualquer homem. Especialmente entre os doutores e homens religiosos:
Que não falem com uma mulher na rua, mesmo que seja sua esposa ou irmã ou
filha. Um decreto judeu declarava impura
uma mulher samaritana; tudo então servia para o espanto dos discípulos ai virem
o Mestre dialogando exatamente com uma mulher samaritana, gentia. No entanto, a
samaritana, praticamente convertida à Pessoa de Cristo, abandona o diálogo tão rapidamente, a ponto
de deixar o cântaro [ydria] para trás,
voltando às pressas à cidade. Outros precisariam saber dos fatos daquele
início de tarde em Sicar. No
que refere-se aos discípulos, nenhum dos
discípulos ousou fazer algum tipo de
pergunta a Jesus. Era o respeito que tinham pelo Mestre, que em parte provinha
de sua sempre majestosa presença.
· A Verdadeira
Comida:
Esse tipo de alimentação era totalmente desconhecido dos
discípulos. Por isso, eles chegaram a pensar que, alguém, na ausência
deles, já Lhe tinha dado alguma coisa de
comer, porque Jesus não demonstrava aparência de faminto, debilitado, carente,
necessitado. Comilões jamais saberão como identificar homens espirituais.
Jesus, percebendo-os preocupados, explicou-lhes de que tipo de comida falara:
Fazer a vontade de quem Me enviou e terminar ou completar seu trabalho (34).
Uma parte do trabalho estava realizada: sua encarnação. Outra parte estava
sendo cumprida: a sua pregação e é nesse momento que estava mais oportuna a
hora. A outra estava por ser cumprida: a sua morte em expiação. Por ser
oportuna a hora, Jesus traz uma comparação que é uma pequena parábola: a seara
após a sementeira.
· A Seara:
Faltavam quatro meses para a ceifa natural.
Alguém poderia perguntar: as palavras de Cristo simbolizam
um provérbio ou trata-se de uma realidade do inédito encontro em Sicar? Uma
realidade.
O trabalho da sementeira fora feito pelos antigos profetas
que prepararam o povo a esperar o futuro Messias. E agora é chegado o período
da ceifa espiritual. Éra preciso se apressar para que a oportunidade não fosse
desperdiçada. Assim, antes da comida material, deviam os discípulos atender aos
“impuros” e “rejeitados” samaritanos que estavam se aproximando. E eles, os
samaritanos, se comportaram como ovelhas dóceis do redil até o ponto de dizer à
mulher: cremos porque temos ouvido e sabemos que este é o Salvador do mundo o
Cristo. Jesus ficou com eles dois dias. Um inédito fato!!!!!! O Filho de Deus
desfaz diferenças – derruba barreiras – quebra tradições











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