A Igreja nos Domínios da 3ª Carta de João
Tema da Terceira Epístola: “A Igreja deve ser
hospitaleira com os verdadeiros
ensinadores da Palavra de Deus”.
A questão “HOSPITALEIRA”
HOSPITALIDADE, vem do grego Φιλοξενια = filoksenia.
“amor de estranhos”.
Do latim hospitalitate é:
“acolhimento afetuoso”.
Assuntos-chaves da Terceira Epístola de João
APRENDEMOS na Primeira Carta que Deus é A Fonte de
αγαπή e que Jesus Cristo é A Verdade que
encarnou-se e revelou-se aos homens.
Sub-Divisões da Terceira Carta
A Saudação do Presbítero: 1-4
Prestemos atenção no versículo 2 “...que tenhas
SAÚDE”. Metaforicamente, a palavra
“SAÚDE” destina-se à doutrina SADIA da Palavra de Deus na Igreja do
Senhor.
Anotemos:
Quando a Doutrina
é SAUDÁVEL. 1 Tm.1:10. 2 Tm.4:3. Tt.2:1.
1. Primeiro:
As palavras são SAUDÁVEIS. I Tm.6:3. II Tm.1:13.
2. Segundo: A
Fé, consequentemente, será uma Fé SADIA. Tt.1:13. 2:1.
“...que tenhas SAÚDE, assim como bem vai a tua
alma”. O termo alma aponta para as vontades, os sentimentos e a capacidade
mental dos membros da Igreja na localidade.
O Bom
Exemplo de Gaio: 5-8.
O nome “GAIO” é
uma variante do latim “CAIO”. No
grego é Γαϊο e significa: “BORDÃO, CAJADO”.
Versículo 1. AMADO <αγαπητω>- Gaio. Um crente amado.
Versículo 2. ALMA saudável. Um crente de sentimento,
cabeça e vontade saudáveis.
Versículo 3. Um crente de testemunho público elogiável.
Versículo 4. Um crente filho na Fé do Apóstolo João.
Versículo 5. Um crente portador de fidelidade
IMPARCIAL.
Versículo 6. Um crente reconhecido e elogiado por pessoas estranhas
à vida da Igreja do Senhor.
Versículo 8. Um crente cooperador da verdade (COOPERADOR NA OBRA DE
CRISTO).
Versículo 15. Um servo de Deus amigo.
O Contraste
MORAL E ESPIRITUAL
entre Diótrefes e Demétrio: 9-15.
*Diótrefes, do grego transliterado Diótrefis –
<Διοτρεφης> “nutrido por Zeus”: Vers 9 – Um crente soberbo e antiético.
*Demétrio, do grego transliterado Dimitrío –
Δημητρίω: “que pertence à deusa Diana” – Διανα – Vers 12 – Um servo de vida
pautada na verdade.
Analisando
GAIO – DIÓTREFES e DEMÉTRIO, percebemos
a existência de três escolas de obreiros na Igreja local:
1) O
obreiro da escola de GAIO. A escola dos cooperadores com base na Palavra de
Deus.
2) O
obreiro da escola de DIÓTREFES. A escola dos obreiros movidos pela ambição.
3) O
obreiro da escola de DEMÉTRIO. A escola dos obreiros de testemunho público
positivo.
A que grupo de obreiros pertencemos???? Que tipo de
crentes somos??? Que conceitos defendemos diante da Terceira Carta do Apóstolo
Pedro??? Respondamos para nós mesmos.
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