Jesus A Igreja nos Domínios da 3ª Carta de João ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

A Igreja nos Domínios da 3ª Carta de João


A Igreja nos Domínios da 3ª Carta de João

 

Tema da Terceira Epístola: “A Igreja deve ser hospitaleira com os verdadeiros  ensinadores da Palavra de Deus”.

 

A questão “HOSPITALEIRA”

 

HOSPITALIDADE, vem do grego Φιλοξενια = filoksenia.

 

“amor de estranhos”.

Do latim hospitalitate é:

 

“acolhimento afetuoso”. 

 

Assuntos-chaves da Terceira Epístola de João


APRENDEMOS na Primeira Carta que Deus é A Fonte de αγαπή e que Jesus Cristo é A Verdade  que encarnou-se e revelou-se aos homens.

   Sub-Divisões da Terceira Carta

 

A Saudação do Presbítero: 1-4

 

Prestemos atenção no versículo 2 “...que tenhas SAÚDE”.  Metaforicamente, a palavra “SAÚDE” destina-se à doutrina SADIA da Palavra de Deus na Igreja do Senhor. 

 

Anotemos:

Quando a Doutrina  é  SAUDÁVEL.  1 Tm.1:10. 2 Tm.4:3.  Tt.2:1.

 

1.  Primeiro: As palavras são SAUDÁVEIS. I Tm.6:3. II Tm.1:13.

 

2.  Segundo: A Fé, consequentemente, será uma    SADIA. Tt.1:13. 2:1.

 

“...que tenhas SAÚDE, assim como bem vai a tua alma”. O termo alma aponta para as vontades, os sentimentos e a capacidade mental dos membros da Igreja na localidade.  

 

   O Bom Exemplo de Gaio: 5-8.

 

O nome “GAIO” é  uma variante do latim  “CAIO”. No grego é Γαϊο e significa: “BORDÃO, CAJADO”.

 

Versículo 1. AMADO <αγαπητω>- Gaio.  Um crente amado.

 

Versículo 2. ALMA saudável. Um crente de sentimento, cabeça  e vontade saudáveis.

 

Versículo 3. Um crente de testemunho público  elogiável.

 

Versículo 4. Um crente filho na Fé do Apóstolo João.

 

Versículo 5. Um crente portador de fidelidade IMPARCIAL.

 

Versículo 6. Um crente  reconhecido e elogiado por pessoas estranhas à vida da Igreja do Senhor.

 

Versículo 8. Um crente  cooperador da verdade (COOPERADOR NA OBRA DE CRISTO).

 

Versículo 15. Um servo de Deus amigo.

   O Contraste MORAL E ESPIRITUAL

 

entre Diótrefes e Demétrio: 9-15.

*Diótrefes, do grego transliterado Diótrefis – <Διοτρεφης> “nutrido por Zeus”: Vers 9 – Um crente soberbo e  antiético.

 

*Demétrio, do grego transliterado Dimitrío – Δημητρίω: “que pertence à deusa Diana” – Διανα – Vers 12 – Um servo de vida pautada na verdade.

   Analisando GAIO – DIÓTREFES e DEMÉTRIO, percebemos  a existência  de três escolas  de obreiros na Igreja local:

 

1)    O obreiro da escola de GAIO. A escola dos cooperadores com base na Palavra de Deus.

 

2)    O obreiro da escola de DIÓTREFES. A escola dos obreiros movidos pela ambição.

 

3)    O obreiro da escola de DEMÉTRIO. A escola dos obreiros de testemunho público positivo.

 

A que grupo de obreiros pertencemos???? Que tipo de crentes somos??? Que conceitos defendemos diante da Terceira Carta do Apóstolo Pedro??? Respondamos para nós mesmos.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário