Jesus As Provações de Jó ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

As Provações de Jó

As Provações de Jó
 Jó 1.13-22; 2.1.10
Introdução

O nome Jó significa "perseguido" ou "voltando sempre para Deus". O drama de Jó nos mostra que todo crente tem: a) Seu Éden, para desfrutar; b) Seu Isaque, para sacrificar; c) Seu deserto, com provações severas e prolongadas (At 14.22; Hb 12.11). Jamais houve alguém que sofresse mais do que Jó, com fé e paciência!

I.          Propósito das Provações de |ó

1.         O erro do maligno. Satanás não acreditava que Jó permanecesse fiel n Deus se perdesse todos os seus bens. Riquezanão é tudo, Jesus não tinha propriedades e morreu por nós na cruz!

2.         Ió perdeu tudo, mas não a fé. O diabo procura destruir nossa ~ fé, pois sabe que ela vence o mundo e nos fortalece nas provações (1 Jo 5.4).            %

1

(II. Natureza das Provações de Jó

r

1.         Perda das propriedades (Jó 1.3,13-19). Suas ovelhas, seus i camelos e todo o seu gado foram roubados; e seus empregados, mortos pelos sabeus e caldeus. O restante o fogo destruiu.

2.         Perda da família (w.4,18,19). Seus filhos foram mortos pela ação do vento. Que calamidade, o homem mais rico do Oriente quebrado num só dia. Jó perdeu tudo o que possuía! (w.20-22)

3.         Perda da saúde (Jó 2.7). Satanás feriu Jó com chagas, dos pés à cabeça. Sua mulher foi incompreensível, instou para que blasfemasse contra Deus (v.19). Jó sequer podia orar, apenas gemia de dor.

4.         Perda da posição social (v.8). O homem mais rico do Oriente (Jó 1.3) estava agora reduzido à extrema miséria. Torna-ra-se o mais evitado, por causa do mau odor que recendia (Jó 19.14-19).

5.         Perda da compaixão (v.9). Nem sua própria mulher se compadeceu dele. Muitas esposas crentes não compreendem a fé do esposo em ocasiões assim. São crentes apenas quando o tempo é bom, mas quando vem a tempestade, vai-se a fé! É isto o que Satanás quer fazer com todo o crente: destruir!

1

III.       Efeito das Provações de Jó

Não foi o que Satanás esperava, Jó prostrou-se e adorou a Deus (1.20). Ele teve uma visão mais correta do Criador: "O Senhor o deu, e o Senhor o tomou..." (v.21). Tudo o que temos,
recebemos do Senhor. Sejamos gratos e pacientes nas provações! (Tg 1.2,3,9,17)

Conclusão

Nas provações e nas dores e na pobreza Jó não perdeu a fé, mas esperou com paciência no seu Redentor (Jó 13.15; 19.25-27). Deus honrou-lhe a fé (Jó 42.10).

0 comentários:

Postar um comentário