Lembrai-vos da Mulher de Ló
Lucas 17.32
Introdução
Ao ser interrogado pelos discípulos sobre a vinda do Reino de Deus, Jesus os advertiu sobre o perigo da apostasia dos que olham para o mundo de onde saíram, pois o seu dia virá repentinamente, quando ninguém esperar.
I. Por que Devemos Nos Lembrar?
1. A volta de Cristo será de surpresa (v.30). Assim como o dilúvio e a destruição de Sodoma e Gomorra surpreenderam os que não creram na pregação de Noé e Ló, o Dia do Senhor virá para castigar os ímpios e os que olharam para atrás (1 Tm 1.6-10; Jd 7,14,15).
2. Ela era mulher de um justo (2 Pe 2.6-8). Ser esposa ou filhos de crente não é garantia de salvação, ela era também sobrinha de Abraão, mas isto não a livrou do castigo da desobediência (Cn 19.26; Rm 6.23).
3. Ela estava avisada (Gn 19.17). Mas não obedeceu. Sentiu saudade do que deixara em Sodoma e sofreu a ira de DeusAqueles que amam o mundo serão surpreendidos com a volta de Jesus.
II. lemos de Nos Separar do Mundo
t omo? Seguindo estes passos:
1. Nunca olhar para trás. A mulher de Ló começou bem, mas parou e olhou para trás (G15.7). A salvação já estava perto, mas ela não a alcançou. Temos de olhar sempre para Jesus, e deixar para trás o mundo (Fp 3.11-15; Hb 12.1,2).
2. Guardar o nosso coração (SI 119.11; Pv 4.23). Muitos estão na igreja, mas têm o coração no mundo. A mulher de Ló saiu de Sodoma, mas deixou lá o coração. Temos de oferecer o sacrifício agradável a Deus (Rm 12.1,2; 1 Ts 5.23).
3. Fugir do pecado (Tg 1.13-15). Seja qual for a natureza do pecado, ele leva à morte. O da mulher de Ló foi a desobediência gerada pela incredulidade: "Será que Deus vai mesmo destruir Sodoma?" Destruiu! E ela pereceu.
III. O Dia do Senhor Está Perto
1. Virá repentinamente (Lc 17.24). Ninguém sabe o dia, nem a hora. Vigiemos!
2. Será como nos dias de Noé e de Ló (Lc 17.27,28). Todos casavam, edificavam, compravam, vendiam e plantavam, mas a condição moral do povo era deplorável. O homossexualismo campeava. O castigo era inevitável! O mundo hoje está diferente? Jesus breve virá. Vigiemos!
Conclusão
A impiedade, a imoralidade e a violência que grassam no mundo advertem-nos que o Dia do Senhor está perto (J12.1,31,32). Ele não tarda!
Lembremo-nos da mulher Ló!
0 comentários:
Postar um comentário