A ausência de vitória na nossa sociedade |
Esta geração tem sido invadida pelos manipuladores da religião. A igreja evangélica se habituou com os pregadores da fé que imploram por dinheiro, em vez de confiar em Deus. Isso se tomou agora a regra, em vez da exceção.
Falamos de sucesso e prosperidade, em lugar da vitória da cruz. Temos produzido uma geração de cristãos que crêem que diamantes e carros caríssimos são a prova de uma vida cristã bem-sucedida. Temos nos esquecido de que fomos chamados para sermos iguais a Jesus. E Jesus não pensou em termos de sucesso aparente. Ele viveu apenas com o pensamento da obediência. Sua alegria era fazer a vontade do Pai.
Uma nuvem escura paira sobre muitas igrejas. Os cristãos evangélicos na América, recentemente, passaram por um dos mais embaraçosos períodos da sua historia. Todos os jornais importantes dos Estados Unidos publicaram casos de pecados e perversões entre os cristãos. Muitos aguardam com profunda preocupação, imaginando quem será o próximo líder a se expor com o seu pecado. Outros ostentam o seu pecado com um casamento, um divórcio, outro casamento, enquanto, ao mesmo tempo, escrevem seus livros, pastoreiam suas igrejas, ou produzem seus discos. Estes proclamam que descobriram uma nova compreensão do perdão. Infelizmente, e um perdão sem arrependimento, que não produz santidade.
O mundo olha e ri. Ele zomba dos métodos coercitivos para levantamento de fundos, usados por muitos evangélicos. A igreja tem se transformado em motivo de piadas, em vez de ser a luz do mundo e o sal da terra.
Entretanto, milhares de anos antes de haver esse escândalo chegado a América, um outro muito maior aconteceu no céu. Foi o escândalo do orgulho nos corações dos manipuladores da religião. O orgulho sempre precede uma queda, porque Deus sempre se opõe ao orgulhoso.
O orgulho tem estado na raiz do pecado do homem por milhares de anos. Foi o orgulho que fez Lúcifer se exaltar em seu coração. Foi o orgulho que favoreceu um rebelião contra Deus. Como resultado, Lúcifer foi expulso do céu. E, agora, ele está continuamente a incentivar o orgulho nos corações dos homens e mulheres a fim de que estes se juntem a ele em sua rebelião. Ele é, frequentemente, sutil em seus intentos. Ele veste o orgulho com vários tipos de capas; a capa da auto-retidão, do orgulho cultural e racial e da arrogância espiritual. Quando um dos filhos de Deus se veste com uma dessas capas, há escândalo no céu. E, em questão de tempo, o escândalo no céu se torna em escândalo na terra.
O pecado secreto do orgulho e finalmente exposto pela luz de Deus. A única capa que é própria de um filho de Deus é a da justiça e graça de Cristo: a capa do coração humilde.
O primeiro sinal de que um escândalo atingiu o céu é a ausência de oração, quando o doce cheiro das orações do povo de Deus cessa de subir ao Seu trono. A igreja começa a depender da tecnologia e dos talentos, substituindo, assim, o poder de Deus pela ingenuidade do homem. A igreja começa, então, a caminhar através da burocracia e não através de joelhos dobrados.
Quando a oração é substituída por forma e função, a igreja se torna anêmica espiritualmente. Andrew Murray afirmou: "A oração é o pulmão da vida; através deste, o médico pode dizer qual e a condição do coração. O pecado da ausência da oração é a prova para um cristão comum, e mesmo para um ministro, de que a vida de Deus na alma está seriamente enferma e fraca."1
A igreja deve reaver suas características. Ela não está construída sobre a manipulação e dinheiro. Ela está construída sobre o poder de Deus. Se a igreja deve ser luz nesta geração perversa, ela deve também se humilhar e orar. Ela deve compreender que a vitória vem como resultado de joelhos dobrados.
0 comentários:
Postar um comentário