Jesus A Escada de Jacó ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

A Escada de Jacó


A Escada de Jacó

Gn 28:10ss


 Do latim ascalata e do grego αναβαθμός

 

“Estrutura fixa ou móvel, constituída de uma série de degraus por onde se sobe ou desce para atingir pontos ou planos em alturas diferentes”

 

Etimologia: <”ascensão” – “ir para cima, subir”>


o     A Escada presenciada por Jacó. Aponta para a Pessoa do Senhor Jesus Cristo como O Senhor e  Salvador  do mundo.

 

o     A revelação manifestou-se a Jacó quando ele fugia de sua terra,  como consequência de seus erros. O plano divino de salvação eterna só pode ser revelado  a homens errados, pecadores. Lc 19:10.

    

   o     A visão da Escada exposta a um descendente de Abraão [Jacó].   Aponta para a salvação divina que,   antes de chegar aos gentios, foi presenciada por Israel,   nome primitivo de Jacó. A salvação eterna foi revelada primeiramente aos  israelitas.   

 

o     A noite da revelação da Escada de Jacó.   Aponta para  o fato de que Jesus Cristo manifestou-se  num momento de densas trevas espirituais em torno dos homens.  Mt.4:16.

 

o     Deus manifestando-se em palavras no topo da “Escada muda”. Aponta para a submissão do Filho diante do Pai.

 

o     A simples presença de Deus na parte superior da Escada. Aponta para o fato de que Deus aceitou a Obra  de seu Filho Jesus, consumada no Gólgota.

 

    

   o     A extremidade superior da Escada apoiada no Céu. Aponta para o ministério profético de Jesus, isto é, trazer Deus à terra em prol da criatura humana.

 

o     A extremidade inferior da Escada apoiada na terra. Aponta para o ministério de sacerdotal de Jesus, isto é, conduzir homens pecadores arrependidos a Deus.

 

o     Os degraus da Escada.  Esses degraus, onde as pessoas apóiam seus pés, para que a escada possa ser  usada, escalada, apontam  para o fato de que, para que cheguemos ao Céu,   necessário foi que Jesus Cristo fosse  pisado pelos homens. Como sofreu o interior de Jesus. Lc 19:41.

 

o     Os varais laterais para encaixe dos degraus da Escada de Jacó. Esses varais laterais apontam  para a cruz de Jesus que foi erguida no Gólgota. Naquele dia o Senhor estava  ligando Deus ao homem e vice-versa  [há uma enorme diferença entre os varais e a escada em si] Entretanto, ambos se  comunicam. Sem os varais [A CRUZ], não existiria a escada [JESUS].

 

   o     Os anjos subindo ao Céu e descendo à terra através dos degraus da Escada. Aponta para o acesso das pessoas  ao Céu,  através da pessoa do Senhor Jesus.   A figura dos anjos descendo e subindo aponta para o fato de que  o homem  precisa ser filho santificado e legítimo de Deus para ter acesso ao Céu.

 

o     Jacó nomina o  lugar da visão, chamando-o de BETEL   [do hebraico “CASA DE DEUS”]. A decisão de  Jacó,    nominando o lugar de Betel, aponta para o fato de que, somente na casa de Deus,  NA IGREJA,  é que a pessoa  pode participar da benção de ter acesso e comunhão com  o Céu.

 

o     A coluna de pedra erigida por Jacó revelando aquele lugar  como “A CASA DE DEUS”. Aponta para a Igreja de Jesus como coluna e firmeza da verdade. Lugar de revelações e encontro com o Senhor.  

 

o     Jacó não viu a Escada sendo construída. Na visão, Jacó não vê alguém confeccionando a Escada. Uma Escada que, da mesma forma que apareceu,  desapareceu sem a necessidade de ser desmontada. O fato aponta para as duas eternidades de Jesus: O Senhor não tem princípio e nem fim.

O Salvador da humanidade,  segundo Deus,   no sonho de Jacó,   precisava ser uma pessoa    especial.    100% divino [capaz de convencer Deus a vir à terra em prol dos homens] 100%  humano [capaz de convencer o homem pecador a trocar o senhorio do Diabo pelo senhorio celestial divino].

0 comentários:

Postar um comentário