Jesus A Teologia do Perdão ::: Portal Oficial do Pastor Reynaldo Santos ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

A Teologia do Perdão


A Teologia do Perdão

 

Mt 18:15-22

 

A palavra “perdão” procede do grego αφεσιν = afesin. Etimologias de afesin:

 

1.    Soltar e libertar.

 

2.    Tornar livre; dar liberdade a; restituir à liberdade.

 

3.    Por em liberdade deixando ficar livre.

 

Obs.: Perdoar é “colocar em liberdade” o ofensor e o “ofendido” – o agressor e o agredido. A palavra “perdoar” vem do grego αφίημι = afími, que, dentre muitas etimologias, destacamos: “Mandar embora (a ofensa)” – Outra palavra grega para o termo perdoar, é: χαρίζομαι = charízome que, etimologicamente, significa:  “conceder um favor incondicionalmente”. Lc 7:42-43. Ef 4:32. Cl 2:13. 3:13. Etc.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Sl 51:10

 

·        Criar.

 

No Salmo 51:10, o termo (verbo) “criar” aparece na forma hebraica bârâ', um verbo 100% privativo do Eterno e Supremo Criador, Deus – pois, significa: “criar do nada”. Uma palavra usada unicamente por Deus e, em termos de Velho Testamento, à margem de Gn 51:10, só pode ser encontrado em Gn 1:1, 21 e 27.

 

No hebraico, o verbo bârâ' está conjugado no singular.

 

Elohiym (plural de ELoaH) bârâ' =  “Deus criou”.

 

Obs: bârâ' tem características próprias e só pode ser empregado em referência a Deus, nunca ao homem. Uma vez que só pode ser usado por Deus, sempre anuncia coisas novas em níveis de maravilha, pois, trata-se do ato de trabalhar para que algo exista sem consumo de energia corporal, princípios ou esforços. Davi, ao usar o verbo bârâ’, pediu a Deus aquilo que só mesmo Deus pode fazer: ‘UM CORAÇÃO PURO’. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

 

Nota I. Na vida convivemos com coisas urgentes e coisas importantes; pedidos urgentes e pedidos importantes. As coisas urgentes gritam, berram, esperneiam-se, assustam-nos e nunca esperam. Por isso, atendemo-las às pressas. Nunca deixamos as coisas urgentes para o amanhã. – As coisas importantes, ao contrário das coisas urgentes, esperam, aguardam nossa atenção. Conseqüentemente, deixamo-las para depois, amanhã. Nossas grandes e retumbantes derrotas procedem do pouco caso que fazemos das coisas importantes – preferimos as coisas que gritam, berram. As importantes, são silenciosas. Há gritos urgentes que nada produzem de proveitoso – e há pedidos importantes que são mais urgentes que coisas urgentes da vida!!! Pedidos do espírito e da alma, por exemplo.


Nota II. O Salmo 51 foi escrito num momento extremamente difícil para Davi. Um momento amargo. Trata-se daqueles momentos que, se não soubermos como chegar diante de Deus e pedir, certamente mais complicado ficará o momento. 

 

Davi, ao fazer pedidos a Deus, sempre pedia de acordo com o momento vivido. O Salmo 51, veio após uma indescritível crise gerada pelo caso BETH SEBA-URIAS.  Uma crise que atingira não somente a vida pessoal de Davi, mas sua própria família, seus filhos, seus negócios, o Reino de Israel, seus amigos.

 

O Salmo 51 é o clamor de arrependimento de Davi. É o testemunho público de seu quebrantamento após o caso BETE SEBA-URIAS. Quando ele diz: Cria (BâRâ’) em mim, ó Deus, um coração puro...., na realidade, Davi estava a dizer: “Deus, o meu coração, aquele coração sempre elogiado por ti, derreteu-se, acabou, morreu. Meus sentimentos viraram frangalhos – Por favor, meu Deus, cria do nada um outro coração para mim – um coração novo certamente me trará de volta a alegria da  salvação que procede de ti (versículo 12)” - 

 

·        Renovar: Do hebraico CHidesh. Etimologicamente, significa: Substituir por aquilo que é melhor – Reiniciar – Rejuvenescer – Tornar outro.

 

·        Reto: Do hebraico laSHar. Etimologicamente, significa: Sem curvas – verdadeiro – sincero – justo – imparcial – ajustado – conforme a justiça – direito – em posição vertical – aprumado – em linha reta – de pé. 

 

·        Retidão: Do hebraico loSHer. Etimologicamente, significa: Imparcialidade – atributo (qualidade) daquilo que é reto.

 

Um espírito quebrantado em oração é poderoso instrumento para restaurar a comunhão com Deus.

 

Grego: Ένα (Um) σπασμένο (quebrantado) πνεύμα (espírito) στην (em) προσευχή (oração) είναι (é) ισχυρό (poderoso) εργαλείο (instrumento) να (para) αποκατασταθεί (restaurar) η (a) κοινωνία (comunhão) με τον (com) Θεός (Deus).

 

·        Espírito (espírito humano) quebrantado: Do grego σπασμένο πνεύμα – spasméno pnevma = Vida (consciência, vontade, intelecto, sentimento, razão) prostrada, humilhada, subjugada, curvada, conquistada, dominada, domesticada, contida...  

 

·        Poderoso instrumento: Do grego ισχυρό εργαλείο – ischyró ergalío.  Imensa ferramenta – Grande recurso...

 

·       Restaurar: αποκατασταθεί – apokatastathí = Reintegrar-se à – Retornar ao poder – Reconquistar – Recuperar por conquista – Conquistar novamente o que se perdeu depois de conquistado – Reaver – Readquirir o perdido.                   

 

·        Comunhão: κοινωνία – kinonía = Harmonia entre pessoas ou coisas – Combinação – Conformidade – Estar conforme a – Defender uma só identidade – Estar de acordo...

Um comentário:

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